19 de março de 2009

Gaffel Kölsch

Esta cerveja alemã da cidade de Colonia, produzida pela cervejaria Pravatbrauerei Gaffel Becker e Cia, é conhecida por ser de estilo “híbrido”, ou seja, utiliza-se levedura de alta fermentação em temperatura de maturação de leveduras de baixa fermentação.
A Convenção Kölsch, assinada em 1986, por vinte e quatro representantes de cervejarias de Colônia produtoras do estilo, determinou que somente na referida cidade poderia ser produzida uma Kölsch, tornando-se além de um estilo, uma denominação de origem.
O documento assinado também especifica exatamente como deve ser feita e servida (em copo cilíndrico) a cerveja e lógico, deve seguir a lei da pureza alemã de 1516. Seguem as impressões da "duas caras" da Alemanha:

Gaffel Kölsch
Deg. 05/03/2009
Família – Ale
Estilo – Kölsch
Teor de álcool – 4,8%.
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus.
Cor – Dourado claro.
Espuma – Boa formação e duração, cremosa.
Aroma – Floral de lúpulo, leve malte, levemente frutada, pão.
Sabor – Corpo leve, boa carbonatação, amargor balanceado, adstringente, refrescante, herbal de lúpulo, frutada, levemente seca, maltes.
Veredicto – Boa cerveja, mas dispensável!!! É uma Kölsch e esse estilo é exatamente assim. Sem muitas declarações. Mas não deixa de ser gostosa eventualmente e com certeza agrada os apreciadores do estilo... A Eisenbahn tem uma versão Kölsch muito bem feita que aliás, já foi postada pelo Santa Cerveja !!