9 de março de 2009

Schmitt Ale

As cervejas Schmitt são produzidas artesanalmente na cidade de Porto Alegre/RS. Gustavo Dal Ri, sócio da cervejaria, iniciou a produção de cervejas especiais em sua própria residência, utilizando uma receita exclusiva de uma vizinha, descendente de alemães. Desde então, o candidato a mestre cervejeiro, dedicou-se as pesquisas para aperfeiçoar suas cervejas, primeiro formando-se em química e depois fazendo um curso de mestre cervejeiro nos EUA e conseguindo informações técnicas na Alemanha e Bélgica.
Hoje são produzidas quatro versões pela microcervejaria gaúcha: Schmitt Ale, Schmitt Barley Wine, La Brunetti e Schmitt Sparkling Ale. Todas as cervejas seguem a Lei de Pureza de 1516, utilizando apenas água, malte e malte torrado, lúpulo e fermento em suas fórmulas. Seguem as impressões da Ale, primeira degustada pelo Santa Cerveja !! da excelente microcervejaria do Rio Grande do Sul:

Schmitt Ale
Família – Ale
Estilo – American Pale Ale
Teor de álcool – 4,5%
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus
Cor – Amarelo intenso com turbidez pela presença do fermento.
Espuma – Boa formação e duração.
Aroma – Cítrico, lúpulo, leve malte, leve doce.
Sabor – Corpo médio, leve amargor equilibrado de lúpulo, cítrico, especiarias, leve doce.
Veredicto – Cerveja nacional muito boa. Feita com cuidado e excelentes ingredientes. Deve ser interessante para harmonização com queijos azuis (devemos provar)!!!