6 de março de 2009

Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen

As cervejas defumadas alemãs originárias de Bamberg, mais conhecidas como Rauchbier, tem uma forte ligação com a história da cerveja. Nesta época o malte era secado em fornos abastecidos com madeira.
A cidade de Bamberg ainda mantém a tradição de secar e defumar o malte utilizando um tipo de madeira especifica da região. Isso faz com que as cervejas produzidas, as Rauchbier (cerveja “de fumaça”, em alemão), apresentem intensas notas de defumado, o que as torna referencia mundial no estilo.Existem três opção do estilo disponível no Brasil. Além da alemã Schlenkerla (considerada a mais tardicional), a Eisenbahn e a Bamberg (esta mais recentemente), produzem suas “rauch”. Lembro que as duas últimas já foram postadas no Santa Cerveja !!Para ser considerada uma rauchbier a cerveja deve conter malte defumado, podendo seguir receitas de vários estilos diferentes e com proporção do malte defumado também diferentes. Esta alemã, da cidade de Bamberg, que hoje apresento, possui o defumado mais potente de todas. Segue a receita do estilo Märzem e possui 98% de maltes defumados na sua composição.Nas duas brasileirinhas degustas, é facilmente notado que a quantidade de malte defumado utilizado é muito menor do que na alemã. Com isso ficam mais leves e mais fácil agradar o paladar geral. O estilo base desta Schlenkerla é o märzen, mas a Bamberg e a Eisenbahn utilizam o estilo schwarzbier para suas rauch. No caso da Bamberg, informação do próprio Alexandre, que é o cevejeiro e proprietário da cervejaria paulista. Seguem as impressões desta muito boa alemã:

Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen
Deg. em 06/03/2009
Família – Lager
Estilo – Rauchbier (por excelência) - estilo base Märzen
Teor de álcool – 5,1%
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus
Cor – Marrom claro, límpida .
Espuma – Ótima formação e boa duração, dourada.
Aroma – Defumado muito evidente, fumaça, doce.
Sabor – Médio/leve corpo, média/baixa carbonatação, defumado pronunciado, seca, leve amargor do lúpulo.
Veredicto – Cerveja para quem já aprecia a bebida, considerando sua personalidade marcante!!! Deste estilo, de longe é a melhor. Não que as nacionais sejam ruins. Muito pelo contrário, também são muito boas. Mas esta alemã é realmente uma rauchbier como já comentei acima. Aroma e sabor extremamente defumados mascarando qualquer outros. Legal para apreciar ocasionalmente, harmonizando com pratos defumados ou com carnes de caça (Divaguei... mas não comprovei tais harmonizações). Saúde!!