22 de março de 2009

Pfungstädter 1831 Schwarzbier e Justus Weizen

A Cervejaria Pfungstädter produz cervejas desde 1831. A história começou quando Justus Hildelbrand abriu um restaurante e iniciou a produção de suas próprias cervejas. Satisfeito com o resultado de sua receita, decidiu construir a cervejaria. Depois de conhecer Justus Ulrich e perceber que se tratava de um empreendedor, Hildebrand buscou conquistar definitivamente o mercado alemão e europeu. A cervejaria alemã cresceu, e hoje produz dezessete tipos de cerveja, inclusive uma Weizenbier com grapefruit. No Brasil encontramos quatro versões da Pfungstädter: Golden Premium, Export Classic, 1831 Schwarzbier e Justus Weizen. Seguem as impressões das duas últimas:

Pfungstädter 1831 Schwarzbier
Deg em 18/03/2009
Família – Lager
Estilo – Schwarzbier
Teor de álcool – 5,3%.
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Marrom.
Espuma – Ótima formação e boa duração, cremosa.
Aroma – Lúpulo, levíssimo caramelo, levíssimo torrado.
Sabor – Médio/leve corpo, boa carbonatação, leve doce do malte, torrado, amargor de lúpulo, com final também amargo.
Veredicto – O aroma desta cerveja é pobre e a cor marrom não lembra as de outras Schwarzbier já degustadas pelo Santa Cerveja !! Existem melhores exemplares, inclusive nacionais, no mercado, por preço mais justo. E Justus é a próxima cerveja degustada abaixo.
 

Justus Weizen Hefe Hell
Deg em 18/03/2009
Família – Ale
Estilo – Weizenbier
Teor de álcool – 4,9%.
Temperatura de serviço – 4 graus.
Cor – Laranja pálido, turva.
Espuma – Ótima formação e duração, muito cremosa.
Aroma – Banana evidente, leve cravo, doce, fermento. Muito agradável.
Sabor – Encorpada, ótima carbonatação, banana destacada, leve cravo, levíssimo amargor final com residual também de cravo.
Veredicto – Bonita cor, belo corpo e creme denso!! Quem não gosta de cerveja assim??? Quem se odeia!!!! Bela cerveja e a melhor das versões disponíveis no Brasil, considerando que, como já disse, a Pfungstädter produz dezessete tipos deferentes. Também é uma das minhas preferidas de trigo.