4 de março de 2009

John Smith's Extra Smooth

A Scottish Newcastle, fabricante da cerveja John Smith’s Extra Smooth, de alta fermentação, é a quarta cervejaria da Europa e tem sido vendida em mais de 130 paises do mundo. O processo de fusão com a Heineken, caso seja confirmado, fará surgir o terceiro maior grupo cervejeiro do mundo. Seguem as impressões desta Bitter Ale inglesa que “utiliza” o mesmo sistema de injeção de nitrogênio da Guinness:

1º momento - quando se "derrama" a cerveja no copo e o nitrogênio começa a "trabalhar"- Início do espetáculo!!


















2º momento - quando a cerveja começa a ficar pronta para o primeiro gole na metade do "ilusionismo" criado pelo nitrogênio injetado - Apreensão!!
















3º momento - Só observar e degustar!!! Bonita cerveja, com um belo e delicioso creme, mas não tão saborosa!!!

John Smith’s Extra Smooth
Família – Ale
Estilo – Bitter Ale.
Teor de álcool – 4,0%.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus (ideal a 2)
Cor – Castanho.
Espuma – Boa formação e ótima duração, muito cremosa, por conta do nitrogênio, como na Guinness.
Aroma – Doce, maltes, toffee, compota de frutas.
Sabor – Médio corpo e baixíssima carbonatação, toffee, maltes, início doce, final com amargor do lúpulo e residual também amargo.
Veredicto – Cerveja gostosa sem muita "pompa". Acaba sendo leve e fácil para harmonizar com vários pratos leves. É bastante neutra embora tenha o doce acentuado no início, até porque utiliza-se xarope de glucose em sua receita. A baixa carbonatação já era esperada considerando a injeção de nitrogênio a que é submetida no momento da abertura da lata, assim como ocorre com a Guinness Draught e a Wexford Irish Ale.