25 de março de 2009

Fuller's ESB e Golden Pride

Em 1845, após uma parceria frustrada, John Fuller juntamente com seu filho, John Bird Fuller, se associou a Henry Smith, da Cervejaria Romford Ind & Smith e o cervejeiro John Turner, formando assim a Fuller Smith & Turner, como aliás, é conhecida até hoje.
A Fuller´s construiu através dos anos uma reputação de ter ótimos pubs e maravilhosas cervejas, como a London Pride, a ESB e a 1845, todas ganhando inúmeros prêmios. Inclusive, três das cervejas Fuller´s (London Pride, ESB e Chiswick Bitter ) foram nomeadas cervejas campeãs da Grã-Bretanha, uma façanha nunca alcançada por outra cervejaria.
Em novembro de 2005, a Fuller´s anunciou a maior aquisição da história da Companhia, a George Gale & Co Ltd (Gales), de Horndean, Hampishire. Com a compra da Gales foram adicionadas 111 casas à propriedade, elevando o número total de pubs para 360. Isso também significa que um grande número de cervejas, inclusive as premiadas HSB e a Festival Mild foram adicionadas ao portfólio.
Até um livro com a história da Cervejaria Fuller´s, chamado London Pride (orgulho londrino) foi publicado em 1995, para marcar o aniversário de seus 150 anos.
No Brasil temos disponíveis oito versões Fuller’s: ESB, Golden Pride, London Pride, Porter, Honey Dew, 1845 e a especialíssima Vintage Ale.Iniciaremos a degustação dessas maravilhosas cervejas pelas duas primeiras, ESB e Golden Pride. As impressões das inglesas top:

Fuller’s ESB
Família – Ale
Estilo – ESB/Extra Special Bitter (alguns a classificam como Strong Ale)
Teor de álcool – 5,9%.
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Vermelho acobreado, límpida.
Espuma – Ótima formação e duração, firme e cremosa. Excelente creme!
Aroma – Frutado pronunciado, lúpulo evidente, toffee, malte, doce.
Sabor – Médio corpo/encorpada, média carbonatação, doce, caramelo, madeira, frutado, malte, com final amargo do lúpulo e residual também de lúpulo.
Veredicto – Muito boa cerveja produzida desde 1971. A cervejaria Fuller’s possui maravilhosas receitas, sendo que esta ESB fica entre as minhas favoritas. Cerveja equilibrada com bom corpo e muito saborosa, sem falar do creme que “sem a ajuda de nitrogênio” é bastante generoso! O que, como já disse várias vezes, conta pontos!!

Fuller’s Golden Pride
Deg. 18/12/2008
Família – Ale
Estilo – Barley Wine
Teor de álcool – 8,5%.
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Vermelho alaranjado, límpida.
Espuma – Ótima formação e boa duração, bege e cremosa.
Aroma – Maltes intensos, doce intenso, (madeira?), baunilha, lúpulo.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, doce no início dos maltes, com amargor de lúpulo final, leve álcool, madeira, licorosa, “idéia de envelhecida”.
Veredicto – Boa cerveja que respeita o estilo a que se propõe representar. Doce pela grande quantidade de malte utilizada compensada com a adição também generosa de lúpulo, como normalmente são as Barley Wine (“vinho de cevada”), estilo da escola inglesa de cervejas. Pra mim, poderia ser um pouco menos doce, um pouco mais equilibrada. Uma cerveja bonita e gostosa pra fazer “moral” com sua nova namorada... rsrs.