25 de agosto de 2008

Petra Bock

Estive no final de semana passado juntamente com a primeira dama (meu bem) do Santa Cerveja !! em Monte Verde/MG em busca de novidades engarrafadas. E, claro, encontrei. A Petra, produzida pela cervejaria Petrópolis, hoje com quatro unidades (duas nas serras do Rio de Janeiro, uma em Boituva/SP e uma recém inaugurada em 04 de julho de 2008, na cidade de Rondonópolis/MT, às margens da BR-163, saída para Campo Grande/MS), agora vem buscando conquistar o "mercado premium" das cervejas. Além da conhecida Petra Escura, também é possível encontrar a Petra Aurum, a Schwarzbier e a Bock.
A origem do nome do estilo "Bock" é controvertida. As versões mais aceitas são: uma derivação de beck, de Eisbeck, cidade alemã onde o estilo "nasceu", e o radical para “bode” (bock), pelo fato do estilo ser produzido normalmente na época do ano correspondente ao signo de capricórnio.
Degustei a Petra Bock e as impressões foram as seguintes:

Petra Bock
Família – Lager
Estilo – Bock
Teor de álcool – 6,2%.
Temperatura de serviço – 6 graus.
Cor – Cobre.
Espuma – Bastante cremosa com ótima formação e duração.
Aroma – Malte, caramelo, doce e frutada.
Sabor – Boa carbonatação, corpo médio, doce do malte, toffee, (álcool?),levíssimo amargor final.
Veredicto – Sensorialmente não vale o preço praticado. Tem uma lembrança de cerveja industrial. Utiliza cereais não maltados e corante caramelo em sua fórmula. A bock da Bamberg e mesmo a da Baden, já degustadas, são bem melhores!