27 de agosto de 2008

Colorado Demoiselle

Demoiselle que significa senhorita ou libélula em francês, foi um aeroplano criado por Santos Dumont depois do 14 Bis. Ele voou pela primeira vez em 1907, sendo desenvolvido até 1909. Era uma aeronave totalmente funcional, que o inventor usava regularmente. Sua intenção é que esta fosse fabricada em larga escala popularizando a aviação. Como o inventor não patenteava suas obras e disponibilizava os planos a quem se interessasse, o Demoiselle chegou a ser fabricado por diferentes oficinas. Mais de 40 foram construídos.
A Colorado, cervejaria de Ribeirão Preto/SP, batizou sua porter de Demoiselle em homenagem ao pai da aviação, Alberto Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão.

Colorado Demoiselle
Família – Ale.
Estilo – Porter (com adição de café)
Teor de álcool – 6,0%.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Preta.
Espuma – Dourada com boa formação e duração.
Aroma – Grão de café torrado bastante intenso, doce do malte, chocolate.
Sabor – Encorpada com média carbonatação, café, chocolate amargo, maltes torrados, caramelo.
Veredicto – Nota 10! Muito boa cerveja com ótimo corpo e sabor. Muito legal a idéia da Colorado de utilizar ingredientes “regionais brasileiros” em suas cervejas, como a rapadura na Colorado Indica, a mandioca na Cauim e o mel na Appia. Na Demoiselle, claro, o café Mogiana! Hummm, acho que vou tomar mais uma...