28 de agosto de 2008

Cervejas Eggenberg - 1ª Parte

O Castelo ( Schloss) Eggenberg, fundado no Século X, é uma das mais antigas cervejarias da Europa. Localizado no estado de Salzburg, região dos Alpes austríacos, o Castelo fica às margens do rio Alm, uma pura fonte de água para a produção de suas cervejas.
Com atividades comerciais iniciadas em 1681, a Eggenberg desempenha um papel importante na tradição cervejeira da Áustria. Desde 1803 é comandada pela tradicional família Stöhr, garantindo a mais alta qualidade de suas cervejas, vencedoras de numerosas medalhas de ouro em feiras e exposições ao redor do mundo. As cervejas especiais da Eggenberg são importadas pelo Brasil desde abril deste ano de 2008.
Seu grande sucesso foi a aquisição da licença mundial de direitos da mítica cerveja Samichlaus. Além dela, outras três cervejas a acompanham: Urbock 23º, Hopfen König e Mac Queen’s Nessie.
Degustei a Nessie e a Hopfen König. As outras duas estão descansando quietinhas em seus berços esplendidos aguardando uma natural evolução, principalmente a Samichlaus. Assim que for a hora, postarei sobre elas. As impressões da Hopfen e da Nessie:

Hopfen König
Família – Lager
Estilo – Pilsen.
Teor de álcool – 5,1%.
Temperatura de serviço – 2 graus.
Cor – Dourada clara
Espuma – Ótima formação e boa duração, cremosa.
Aroma – lúpulo, doce do malte, cereais, biscoito.
Sabor – Amargo, doce do malte, média carbonatação e pouco/médio corpo, com final amargo.
Veredicto – Boa cerveja, mas nada que uma pilsen nacional de boa qualidade como a Wäls Pilsen, não bata. Embora o nome “Rei do Lúpulo” possa sugerir a presença intensa da planta, esta cerveja não é mais lupulada que uma clássica pilsen alemã. Vale experimentar pelo aroma.

Mac Queen’s Nessie
Família – Ale
Estilo – Scottich Ale (ou Scotch Ale).
Teor de álcool – 5,0%.
Temperatura de serviço – 6 graus.
Cor – Cobre
Espuma – Média formação e pouca duração.
Aroma – Malte, defumado, doce/caramelo, frutado (compota de frutas), leve lúpulo.
Sabor – Doce do malte, encorpada com média carbonatação, levíssimo amargor, final doce e defumado.
Veredicto – O nome desta cerveja faz referência à lenda do monstro de Loch (lago) Ness. Utiliza-se malte de uísque na sua elaboração. É uma saborosa e complexa cerveja.