1 de dezembro de 2011

Grado Plato Chocarrubica

O primeiro contato com este rótulo da italiana Grado Plato, foi no meu curso de sommelier de cervejas na ABS/ASI, em setembro de 2010. Tive a sorte de fazer o curso juntamente com funcionários e proprietário da importadora dessas boas cervejas. A Chocarrubica (lê-se acentuando a letra “ú”) é produzida sazonalmente e utiliza como ingredientes a semente de cacau, de alfarroba siciliana e 30% de aveia. Toda essa aveia faz com que o cervejeiro dispense cuidados especiais, como o tratamento na sala de cozimento por dois dias. Esta versão é totalmente diferente do que as pessoas conhecem por cerveja, inclusive por apresentar baixa carbonatação e pouco (na verdade quase zero) creme, considerando toda a oleosidade trazida pelas sementes utilizadas (vejam a foto abaixo). Assim como as outras Grado Plato, esta vem envasada em garrafas de 750 ml e com fechamento “flip top” de cerâmica. Única e interessante!! Seguem as impressões da Grado Plato Chocarrubica:

Grado Plato Chocarrubica
Deg. 01/12/2011
Família – Ale
Estilo – Chocolate/Cocoa Flavored Beer (para alguns, specialty beer)
Teor de álcool – 7,0 %.
Temperatura de serviço – No mínimo 11 graus. (a cervejaria sugere de 11 a 13 graus).
Cor – Marrom escuro com reflexos acastanhados. Última taça mais turva.
Espuma – Sem formação. Apenas uma camada perene faz as vezes.
Aroma – Cacau, licor de cacau, torrado, vinho/ madeira, álcool, manteiga de cacau.
Sabor – Médio corpo/encorpada e baixa carbonatação, chocolate, cacau, álcool, “sensação quente”, amargor do cacau (talvez induzido/sugestionado??), café, licorosa, leve adocicado, aveludada, leve acidez, final de licor de cacau/chocolate.
Veredicto – Diferente e boa para acompanhar sobremesas de chocolate, ou melhor ainda para final de refeição, fazendo as vezes do licor!! Uma garrafa serve muito bem umas oito pessoas. O álcool (7%) é bem inserido e moderadamente destacado em aroma e sabor. E uma característica que pode assustar alguns: não apresenta formação de espuma, mas é o que o cervejeiro pretendeu. Aliás, como já disse, em razão da utilização das sementes de cacau e alfarroba, que conferem gordura à receita, a falta de creme é, digamos, natural!