21 de dezembro de 2011

Primátor Stout

A tampa desta Stout traz um trevo de quatros folhas (pelo menos é o que parece) que na verdade deveria ser de três, se o objetivo foi aludir à São Patrício, que pregava se valendo da plantinha para apresentar a santíssima trindade. Outro detalhe: assim como na primátor English Pale Ale, esta versão estampou no rótulo, discretamente, um desenho que remete aos tecidos que os irlandeses utilizam na confecção do “kilt” (aquelas “saias” usadas pelos gaélicos da Irlanda, no século XIV). E dessa forma homenageou o país “criador” do estilo ora “copiado”. Uma boa cerveja que infelizmente apresentou problema. Seguem as impressões da Primátor Stout:

Primátor Stout
Deg em 17/12/2011
Família – Ale
Estilo – Dry Stout
Teor de álcool – 4,7 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Preta.
Espuma – Pouquíssima formação e pouquíssima duração, lembra “poluição de rio”.
Aroma – Torrado, caramelo, grão de café, lúpulo moderado.
Sabor – Médio/leve corpo, baixa carbonatação, torrado, amargor do malte torrado e do lúpulo, café, caramelo, seca, certa acidez
Veredicto – Infelizmente acredito que esta versão apresentou problemas. Digo isso porque tenho certeza que tem tudo para ser uma ótima stout. Como foi a primeira Primátor do estilo que degustei e, portanto, sem parâmetros, não vou cometer injustiça. Comparando com outras dry stouts, o rótulo da cervejaria Tcheca deixou a desejar apenas no quesito “creme”. Quase nada de formação e insignificante duração. E uma boa duração de espuma, como é sabido, faz parte do perfil sensorial do estilo proposto. Todas as outras sensações e o visual robusto que apresenta a dignificam como uma Dry/Irish Stout. Outra boa cerveja Primátor.