24 de dezembro de 2011

St. Feuillien Cuvée de Noël

Nesta véspera de Natal tive o pazer de degustar a primeira cerveja da St Feuillien, cerveja esta, que é especialmente feita para comemorar a data de 25 de dezembro. Por isso, como de praxe, vou falar um pouco da história da cervejaria e depois vou apresentando outros rótulos da belga St Feuillien. Conforme encontra-se no site da cervejaria, no século VII, um monge irlandês chamado Feuillien, foi para o continente pregar o Evangelho. No ano 655, durante a travessia de uma região,  atual cidade de Le Roeulx, Feuillien foi martirizado e decapitado. No lugar de sua execução, seus discípulos construíram uma capela que no ano de 1125 se tornou uma abadia Norbertina, a Abadia de St Feuillien du Roeulx. Durante séculos, os monges fabricaram cerveja e essa tradição sobreviveu até a Revolução Francesa, quando as atividades cervejeiras cessaram. Desde 1873, a família Friart, hoje em sua quarta geração, comanda a fabricação de cervejas da Brasserie St Feuillien (Brasserie Friart  até 1999). Todas as receitas não tem conservantes artificiais, e utilizam lúpulos e maltes selecionados. Os tanques de maturação são horizontais e todas as cerveja refermentam nas garrafas por pelo menos duas semanas. Não preciso falar que são cervejas especiais mesmo, né?! Seguem as impressões da St Feuillien Cuvée de Noël:

St. Feuillien Cuvée de Noël
Deg. 24/12/2011
Família – Ale
Estilo – Strong Dark Ale (Abadia) – ou Christmas Beer (BJCP).
Teor de álcool – 9,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus (cervejaria também sugere estas temperaturas).
Cor – Castanho com reflexos avermelhados à luz/rubi intenso.
Espuma – Ótima formação e boa/média duração, com algumas grandes “bolhas”.
Aroma – Doce, frutas pretas/ uva passa, ameixa, toffee, caramelo “queimado”, álcool, picante do álcool, especiarias, (madeira/vinho??).
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, doce agradável, álcool, leve “sensação quente”, leve amargor de lúpulo (mas evidente), frutada/uva passa, levíssima acidez e adstringência, (pouco licorosa??).
Veredicto – Cerveja refermentada na garrafa que repousa por vários meses em caves da cervejaria antes de serem distribuídas. O prazer em abrir um rótulo como este é indescritível!! É excelente para o Natal e para qualquer data comemorativa ou não!!! Mas deve-se apreciá-la com medida, degustando pouca quantidade e curtindo cada gole! Quando mais aquecida, o álcool fica mais evidente sem incomodar! Notas frutadas, talvez amadeiradas, e de especiarias, em parceria com corpo mediano e agradável, respaldados pelo amargor perfeito de lúpulo em harmonia com álcool e doçura dos maltes fazem da Cuvée de Noël, uma complexa e deliciosa belga de Abadia. Santa Cerveja !!