28 de dezembro de 2011

Einbecker Ur-Bock Hell

A cervejaria alemã Einbecker Brauhaus situa-se no centro da cidade de Einbeck e produz hoje cerca de 850 mil hectolitros. Esta cidade que batizou a cervejaria também deu origem a classificação do estilo bockbier (Einbock) mundialmente conhecido. Existem registros da cervejaria que apontam o início da exportação de seus produtos a data de 28 de abril de 1378. Relatos afirmam que a cerveja Einbecker era uma das preferidas de Martinho Lutero, que a promoveu bebendo publicamente no Reichtag de Worms. Como curiosidade (embora já tenha dito isso em postagem de outra bock), o nome do estilo também pode ter derivado de ziegenbock, bode em alemão. A razão seria a força da cerveja quando comparada à força do pequeno e valente mamífero. Seguem as impressões da Einbecker Ur-Bock Hell:

Einbecker Ur-Bock Hell
Deg. 26/12/2011
Família – Lager
Estilo – Helles Bock.
Teor de álcool – 6,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Dourado intenso, límpida.
Espuma – Boa formação e média duração, branca, cremosa.
Aroma – Maltes, biscoito evidente, pão, lúpulo moderado, (leve picante do álcool??).
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, doce dos maltes moderados equilibrados com leve amargor e sabor de lúpulo, final adocicado com retrogosto de lúpulo.
Veredicto – Não tem muito o que inventar. Uma genuína bock clara produzida no país criador do estilo com aroma e sabor bem definidos. Gostei, e veja que é um rótulo de estilo que não sou “fã”! Apresenta coloração muito bonita com excelente aroma maltado respaldado pelo lúpulo.