15 de dezembro de 2011

Eisenbahn Weihnachts Ale 2011

Desde a inauguração do Santa Cerveja !!, dezembro é um mês que sempre posto cervejas de Natal ou especiais para comemoração na virada do ano. Pelo quarto ano consecutivo, vou manter a tradição!!!! Consegui encontrar a Weihnachts Ale, da Eisenbahn, que já havia postado em Dez/2008. Digo consegui, porque nos anos de 2009 e 2010 não chegou nem perto da minha cidade!! Também postei em dezembros de anos anteriores, a versão natalina da Baden Baden (Christmas Beer) e por isso não vou repeti-la este ano (embora vá consumi-la, pois é bem apropriada para esperar o bom velhinho!!!). Mas ainda tenho um rótulo na manga!!!! Isso mesmo, tem cerveja belga para as festas e lógico, vou postar aqui no Santa !! Mas isso nas próximas (bem próximas) postagens. Por enquanto vamos com as brazucas. Seguem as impressões da Weihnachts Ale 2011:

Eisenbahn Weihnachts Ale 2011
Deg. 15/12/2011
Família – Ale
Estilo - Belgian Pale Ale (Christmas Beer - BJCP)
Teor de álcool – 6,3 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Âmbar, límpida.
Espuma – Ótima formação e média duração, bege clara.
Aroma – Cítrico, condimentos, canela, (coentro??), doce, maltes, frutada.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, adocicada, frutada e condimentada, leves notas cítricas, levíssimo amargor, final adocicado maltado.
Veredicto – Comparem com a degustação da versão 2008, e vejam como as sensações foram um pouco diferentes!! Notem que utilizei outra tulipa, para mostrar que trata-se realmente da versão 2011 da cerveja de Natal da Eisenbahn. Este rótulo já havia me agradado desde meu primeiro contato com ele, e desta vez não foi diferente. Na receita, o que predomina é o doce, seguido de bom condimentado. Todos os outros atributos estão em segundo plano e aroma e sabor trazem quase as mesmas sensações! É o Brasil com suas cervejas natalinas!!!