6 de dezembro de 2011

Brotas Beer Stout

A Brotas Beer foi fundada em março de 2010 na cidade de mesmo nome, situada em São Paulo e desde então, já foram realizadas 107 brassagens de vários estilos. O “comandante” e cervejeiro responsável pelas receitas é o Márcio Secafin, administrador de empresas que também é formado técnico cervejeiro pelo Senai/Vassouras. Até o mês de novembro último, a produção era de 700 litros/mês, mas agora com novo equipamento, ampliará a quantidade de cervejas que estarão disponíveis no mercado. Hoje, o cervejeiro trabalha com três receitas: Pilsen, Weiss e Stout. Minha mãe, em viagem à Brotas, encontrou a versão escura da cervejaria e, lógico, trouxe uma. Seguem as impressões da Brotas Beer Stout:

Brotas Beer Stout
Deg. 24/11/2011
Família – Ale
Estilo – American Stout
Teor de álcool – 6,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus (melhor a 8 graus)
Cor – Marrom bem escuro, quase preta.
Espuma – Boa formação e média duração, bege escura.
Aroma – Chocolate evidente, torrado, café expresso, (leve lúpulo resinoso??), (leve caramelo?).
Sabor – Médio corpo/encorpada e média carbonatação, torrado, café expresso, certa acidez, final levemente seco e adocicado.
Veredicto – Boa stout que apresenta mais chocolate do que café no aroma, quando se espera o contrário!! Mas isso não é demérito, não. Trata-se de boa receita do cervejeiro Marcio, que apresenta bom corpo, como pede o estilo, sendo mais intensa em sabor do que em aroma. O conjunto agrada e mostra que muita gente está produzindo ótimas cervejas no Brasil. Isso é motivo de orgulho pra todos nós!!!