28 de novembro de 2011

Grado Plato Sticher

Esta receita da Grado Plato foi baseada na cerveja Sticke, que alguns a definem como sendo uma “espécie” de “bock” da Altbier. A Sticke é produzida pela cervejaria alemã Uerige e só é encontrada nas terceiras terças-feiras de janeiro e outubro. A Sticher italiana, segundo os importadores destes rótulos, provavelmente é a única do país que utiliza matérias primas cultivadas em seu próprio território. Uma das melhores cervejas italianas que degustei. Seguem as impressões da Grado Plato Sticher, também refermentada na garrafa:

Grado Plato Sticher
Deg. 26/11/2011
Família – Ale
Estilo – Specialty Beer (alguns a classificam como “Alt bock”)
Teor de álcool – 6,5 %.
Temperatura de serviço – 8 a 12 graus (cervejaria sugere de 10 a 12 graus).
Cor – Castanho escuro, reflexos avermelhados, levemente turva com maior turbidez na última taça.
Espuma – Boa formação e boa duração, bege, cremosa.
Aroma – Maltada, leve tostado, caramelo, lúpulos cítricos, frutada, “figo Ramy”, picante.
Sabor – Médio corpo e média/baixa carbonatação, amargor evidente de lúpulo, médio dulçor, leve caramelo, nozes, leve acidez, leve sensação seca, final amargo moderado/alto com sabor de lúpulo.
Veredicto - Uma cerveja diferente ou melhor, mais uma diferente do bom Birrificio Grado Plato. Esta versão mais “fortificada” de uma altbier alemã tem muitos encantos!!! É rótulo pra gosta de amargor, mas amargor bem inserido, assim como os maltes e o álcool da receita. Aliás, o álcool se percebe pela sensação quente mas não em aroma e sabor. O creme é excelente com boa persistência. Italianas como Grado Plato e Del Ducato sempre conseguem surpreender.