13 de setembro de 2011

Spitfire Premium Kentish Ale

Esperei por um bom tempo a oportunidade de fazer a inevitável comparação entre a inglesa Spitfire e a Baden 1999, que foi inspirada na primeira. Já postei a 1999, na época em que a graduação alcoólica era 5,2% e quando começava meus estudos da cerveja! Antes porém, um pouco sobre esta deliciosa bitter ale inglesa. A Spitfire, produzida pela primeira vez em 1990, para comemorar os 50 anos da “Batalha da Grã-Bretanha”, ocasião em que os aviões “Spitfire” foram protagonistas na vitória contra os alemães, fez tanto sucesso que passou a ser fabricada sem interrupção até hoje. A tampinha da garrafa lembra o símbolo impresso nos aviões caça ingleses. Veja na foto!! Seguem as impressões da Spitfire Premium, medalha de ouro no Monde Selection, em 2009:

Spitfire Premium Kentish Ale
Deg. 08/09/2011
Família – Ale
Estilo – Special Bitter.
Teor de álcool – 4,5 % (4,2 % quando em Cask).
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Âmbar escuro, límpida.
Espuma – Boa formação e boa duração, bege.
Aroma – Lúpulo floral moderado, toffee, caramelo, frutada, (terroso?).
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, doce, leve caramelo, sabor e amargor de lúpulo moderado, levíssima acidez, frutada, residual maltado, (terroso??).
Veredicto – Ótima cerveja que é mais elegante que a brasileira Baden Baden 1999. Todos os sabores e aromas são mais “calibrados” do que a “cópia” brasileira. Mais intensa que a Master Brew e mais tímida do que a Bishops. É o que se espera de uma Special/Best Bitter com toda elegância inglesa. Ahh!! O creme com boa formação e duração foge a regra das cervejas da Inglaterra, mas isso não é demérito. Também imagino o “casamento” desta versão com um bom gorgonzola!!! Pergunta se não vou experimentar isso!!??!! 

Baden Baden 1999
Deg. 08/09/2011
Família – Ale
Estilo – Special Bitter
Teor de álcool – 6,0 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Âmbar escuro, límpida.
Espuma – Ótima formação e boa duração, cremosa, bege.
Aroma – Doce, caramelo moderado, lúpulo, leve frutado, malte.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, caramelo, doce, amargor e sabor de lúpulo sensivelmente menos intenso que na Spitfire, médio/alto residual maltado.
Veredicto – Cor idêntica (embora a foto não ratifique o que digo, no momento da degustação não era possível dizer qual era qual) e espuma muito parecida, embora também mais cremosa, que a da inglesa. O mestre cervejeiro da Baden na época, fez o “clone” muito bem feito. Já sabor e aroma, embora parecidos, não escondem a supremacia da “original” britânica, que é mais equilibrada e fácil de beber. Resumidamente, de forma simplista, a Spitfire é mais equilibrada em lúpulo e malte, enquanto que a 1999, embora também amarga, como pede o estilo, faz lembrar o malte um pouco mais destacado.