17 de setembro de 2011

3 Monts

A Brasserie St Sylvestre é uma clássica cervejaria francesa, localizada na aldeia de St Sylvestre Cappel, próxima a uma região de cultivo de lúpulos e perto fronteira belga. Dados históricos mostram que já existia uma cervejaria nesta região antes do início da Revolução Francesa em 1789. Porém não se tem a data precisa de sua fundação. Vários rótulos são produzidos pela St Sylvestre, mas apenas duas cervejas, por enquanto, chegaram ao Brasil. Ambas da linha “Les Bières Spéciales”, sendo que a Gavroche, é refermentada na garrafa. Seguem as impressões da 3 Monts, que assim foi batizada devido aos três “montes” que circundam a cervejaria ( Monte Noir, Monte des Cats e Monte Cassel):

3 Monts
Deg. 17/09/2011
Família – Ale
Estilo – Bière de Garde (blonde).
Teor de álcool – 8,5 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus. (Cervejaria sugere de 8 a 10 graus). Melhor a 10 graus ou mais quente.
Cor – Dourada, límpida.
Espuma – Ótima formação e boa duração, bege bem claro.
Aroma – Malte, mosto, álcool moderado, lúpulo menos evidente que os maltes, porém equilibrados, (característico aroma de celeiro levíssimo?).
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, evidente doce dos maltes, álcool, sabor e amargor de lúpulo suaves, final doce/ amargo com “sensação quente” e álcool, (frutada?).
Veredicto – Talvez tenha criado uma expectativa exagerada para este rótulo francês. È uma boa bière de garde e talvez impressionasse se tivesse sido a primeira do estilo que degustei. Mas o equilíbrio de malte e lúpulo é quase que perfeito. O final desta cerveja com sensação quente e outra vez, equilibrando malte e lúpulo, faz dela uma versão especial. A grande diferença fica por conta do fechamento da garrafa. Bem interessante! Aposto na Gavroche !!