19 de setembro de 2011

Gavroche

Outra cerveja da francesa St. Sylvestre. Desta vez uma bela representante de bière de garde escura, que fica entre uma ambrée e uma brune. No livro “Lês Miserables” (Os Miseráveis), de Victor Hugo, o personagem Gavroche é um garoto rebelde que é ignorado pela família. Nasceu na França do Século XIX, num período de revolução e acaba morrendo quando recolhia balas próximas às barricadas. Triste??!! Mas a cerveja é excelente!! Note que o rosto do menino Gavroche aparece no rótulo e na tampa da cerveja. Seguem as impressões da Gavroche:

Gavroche
Deg. 19/09/2011
Família – Ale
Estilo – Bière de Garde.
Teor de álcool – 8,5 %.
Temperatura de serviço – 10 a 12 graus. (Cervejaria sugere de 10 a 12 graus)
Cor – Castanho claro pouco alaranjado, turva.
Espuma – Ótima formação e boa duração, bege, cremosa.
Aroma – Doce, caramelo, torrado muito leve, frutas vermelhas, levíssimo chocolate, leve álcool, condimentos, (madeira??).
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, doce, certa licorosidade, chocolate, frutada, leve acidez, nozes, leve álcool, leve amargor, final seco com leve “sensação quente”.
Veredicto – Excelente cerveja!! Muito rica em aromas e sabores! É até complexa, mas diga-se, a temperatura aqui é fundamental. Tem que ser servida a pelo menos 10 graus. Embora adocicada e com o lúpulo não tão evidente em amargor e sabor, é equilibradíssima! Desta vez acertei na expectativa! A Gavroche é mesmo uma bela cerveja francesa, bonita no copo com corpo aveludado. Vocês acham que eu gostei!!!??? Demais!