11 de setembro de 2011

Bishops Finger Kentish Strong Ale

O "nonic", copo parecido com o pint ingles (mas com "anel" mais saliente) é, sem dúvida, o melhor para degustar as inglesas de categoria da Shepherd Neame. Eu tenho utilizado um half pint (ou "nonic menorzinho"rsrs), como vocês podem ver nas fotos. Seguem as impressões da Bishops Finger Kentish Strong Ale:

Bishops Finger Kentish Strong Ale
Deg. 07/09/2011
Família – Ale
Estilo – ESB (já vi como English Strong Ale).
Teor de álcool – 5,4 % (quando em Cask, 5,0 %).
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Castanho escuro, límpida.
Espuma – Boa formação e boa duração, bege, cremosa.
Aroma – Caramelo, toffee, leve torrado, biscoito, lúpulo moderado, levemente frutada, (morango??, pera?).
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, sabor e amargor de lúpulo médio, maltada, frutada, frutas secas, moderada acidez, leve toffee, (terroso??), final adocicado/ amargo.
Veredicto – Embora mais intensa em todos os sentidos que a irmã Brew Master (que é de estilo também “irmão”, mas diverso) também é equilibrada e com bom drinkability. Com certeza uma das melhores inglesas que já degustei. A cor da Bishops é muito bonita, com creme abundante, até incomum nas ales inglesas. A experiência vale cada centavo. Classifiquei-a como uma ESB, primeiro pela graduação alcoólica e depois por todo exposto. Porém, alguns entendem tratar-se de uma strong ale inglesa que na minha opinião é representado pela 1698 Bottle Conditioned Ale, que veremos adiante.