2 de setembro de 2011

Page 24 Blonde - Réserve Hildegarde

A cervejaria francesa Saint Germain, que produz nove rótulos da Page 24, foi inaugurada em 2003, por dois jovens cervejeiros. As primeiras receitas foram do estilo bière de garde e duas delas, a Hildegarde Blonde e a Hildegarde Ambrée que chegaram ao Brasil, homenageiam a “santa” (alguns dizem que ela foi beatificada somente) Hildegarde (abadessa alemã, que segundo a história da cerveja, introduziu o lúpulo nas receitas da bebida). As bière de garde são cervejas que podem ser guardadas por bons períodos, sempre apresentando boa evolução. Todas as versões da cervejaria são refermentadas nas garrafas, não são pasteurizadas e tem fechamento “flip-top”. Seguem as impressões da Page 24 Blonde - Réserve Hildegarde:

Page 24 Blonde - Réserve Hildegarde
Deg. 29/08/2011
Família – Ale
Estilo – Bière de Garde.
Teor de álcool – 6,9 %.
Temperatura de serviço – 6 a 10 graus (rótulo sugere de 6 a 8 graus).
Cor – Dourada/alaranjada, turva, com partículas suspensas na última taça.
Espuma – Boa formação e média duração, cremosa.
Aroma – Cítrico, leve condimento, doce, leve álcool, “celeiro”/mofo, terroso, leve lúpulo, fermento.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, doce, maltes evidentes, leve/médio amargor de lúpulo, terroso, (herbal?), leve acidez, leve frutado, levíssimo álcool, levíssima “sensação quente”, final adocicado.
Veredicto – Antes, trata-se de um estilo que não é dos meus preferidos. O “aroma de celeiro” ou mofo, a que me referi, é característico das farmhouse ales. E esta seja talvez a melhor do estilo que tenha degustado até agora. Bastante equilibrada, mesmo com ênfase nos maltes, como deve ser. Ainda assim, traz o lúpulo muito bem inserido no aroma e amargor sem ofuscar o que se quer de uma bière de garde.