18 de julho de 2010

Blanche de Namur

Estou começando a ficar preocupado com a classificação dada por alguns grandes conhecedores de cerveja de nosso país. Agora consegui encontrar em um famoso site especializado a Blanche de Namur figurando como uma Berliner Weisse. Dentre tudo que já li, este até agora é o absurdo maior. Berliner weisse são cervejas que possuem de 2,8% a 3,8% de teor alcoólico, lembrando quase um refresco. Esse estilo da escola alemã utiliza leveduras e bactérias lácticas na fermentação. A Blanche de Namur é uma witbier, assim como a Hoegaarden, só que mais “refinada”, e nada tem de berliner weisse.
A Brasserie Du Bocq, que produz a Blanche de Namur, iniciou suas atividades numa fazenda, produzindo cervejas no inverno, devido as baixas atividades no campo. Fundada em 1858, em Purnode, na Bélgica, as produções de cerveja foram tornando-se cada vez mais importantes e em 1960 a família Benot intensificaram as operações na fábrica. Seguem as impressões da Blanche de Namur:

Blanche de Namur
Deg. 09/07/2010
Família – Ale
Estilo – Witbier.
Teor de álcool – 4,5 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus (cervejaria recomenda 5 graus).
Cor – Amarelo pálido, turva.
Espuma – Média formação e duração, branca, cremosa.
Aroma – Cítrico, limão, fermento, especiarias.
Sabor – Leve corpo e média carbonatação, cítrico, leve acidez, condimentos e especiarias, coentro, refrescante, agradável e leve amargor final.
Veredicto – Se falarmos em custo/benefício, prefira a Hoegaarden. Mas esta versão da belga Du Bocq tem mais personalidade, tanto em aroma como em sabor. Prova da afirmação é que o drinkability da Hoegaarden é melhor.