25 de julho de 2010

Brooklyn East India Pale Ale e Brooklyn Brown Ale

Seguindo conforme o combinado, vamos tratar um pouco de outra cervejaria norte-americana. Hoje é a vez da Brooklyn Brewery, que tem disponibilizado no mercado brasileiro seis versões, sendo duas, a Black Chocolate Stout e a Monster Ale, sazonais. Em 1987 o cervejeiro caseiro Steve Hindy e seu vizinho Tom Potter resolveram abrir uma cervejaria no Brooklyn, local onde já havia existido inúmeras empresas do ramo. Inicialmente contrataram a Matt Brewing em Utica, Nova York para produção da primeira Brooklyn Lager. Em 1996, os dois inauguraram instalações próprias em um edifício comercial cuja eletricidade é suprida 100% por energia eólica. Figura marcante da Brooklyn Brewery é o mestre cervejeiro Garrett Oliver que defende a harmonização de cervejas com a gastronomia, inclusive o livro “The Brewmaster’s Table” que é uma bíblia para os amantes da cerveja, é de sua autoria. Hoje a Brooklyn possui uma linha de ales inspiradas nas belgas refermentadas em garrafa de 750 ml, arrolhadas. Seguem as impressões da Brooklyn East India Pale Ale e da Brooklyn Brown Ale:

Brooklyn East India Pale Ale
Deg. 21/05/2010
Família – Ale
Estilo – English IPA.
Teor de álcool – 6,9 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Dourada escura, levemente turva.
Espuma – Boa formação e duração, cremosa.
Aroma – Lúpulo herbal, cítrico, especiarias, (pimenta?), toque de caramelo.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, maltes, lúpulo intenso, final doce e amargo.
Veredicto – Boa IPA. Os lúpulos utilizados nesta versão (Amarillo, Centennial, Willamette, Northdown e East Kent Golding) deixam esta cerveja com aroma e sabor intensos do lúpulo, mas não como em uma IPA americana. É uma cerveja elegante que passa por processo de dry hopping. Sou suspeito por gostar muito deste estilo, mas é uma IPA realmente contagiante.

Brooklyn Brown Ale
Deg. 21/05/2010
Família – Ale
Estilo – American Brown Ale.
Teor de álcool – 5,6 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Castanho escuro avermelhado, límpida.
Espuma – Boa formação e média duração, bege.
Aroma – Toffee, doce, torrado, caramelo, (chocolate?), leve lúpulo.
Sabor – Médio/ leve corpo e boa carbonatação, torrado, doce, caramelo, amargor final do malte torrado e do lúpulo, seca.
Veredicto – Excelente cerveja. Tudo muito bem inserido, lúpulo, malte, torrado. A melhor Browm Ale que degustei. Custo benefício 100%, já que uma garrafa em média custa R$ 9,00. Vale a pena experimentar.