21 de julho de 2010

Flying Dog Snake Dog IPA e Flying Dog Road Dog Porter

A partir de hoje, iniciarei uma aventura pelo mundo das cervejas produzidas nos Estados Unidos. Começo com as cervejas Flying Dog e, em razão de ser longa, dividirei sua história em dois posts. Os Estados Unidos são considerados como uma das escolas cervejeiras da “nova geração”. O próprio Michael Jackson, o grande e saudoso “caçador de cervejas” e o maior conhecedor do assunto, já dizia que os EUA iriam tomar conta do cenário cervejeiro considerando a qualidade e diversidade de cervejas lá produzidas. A lenda da Flying Dog começou em 1983 e, como toda boa lenda possui diferentes versões. Os “vilões da paz” nesta história são dois não conformistas fazendeiros, George e Richard. Segundo George, ele e onze amigos decidiram embarcar em uma aventura que chamaram de “expedição de montanhismo amador” para escalar o K2 nos Himalaias. Sem qualquer qualificação e preparação necessários, iniciaram a jornada com alguns animais de carga e uma mala cheia de “contrabandos”. Em meio a viagem, obviamente a mala se encontrava vazia e os animais haviam fugido. Felizmente todos conseguiram sair da montanha vivos e com nova visão da vida. (CONTINUA...) Seguem as impressões da Flying Dog Snake Dog IPA e da Flying Dog Road Dog Porter:

Flying Dog Snake Dog IPA
Deg.09/04/2010
Família – Ale
Estilo – American IPA (India Pale Ale).
IBU - 60
Teor de álcool – 7,1 %.
Temperatura de serviço – 4 a 7 graus.
Cor – Castanho clara/ alaranjada, levemente turva.
Espuma – Ótima formação e boa duração, bege, cremosa.
Aroma – Maltes, lúpulo intenso, doce, caramelo, notas cítricas.
Sabor – Médio corpo e leve/média carbonatação, maltes e lúpulos em desequilíbrio, caramelo, final amargo do lúpulo marcante.
Veredicto – Ótima IPA com final gostosamente amargo de lúpulo por conta das 60un de IBU. Michael Jackson já anunciava a capacidade das cervejas norte-americanas. Maravilhoso creme que perdura até o final, no último gole. É difícil explicar como uma cerveja bastante amarga pode ser tão agradável (para lupumaníacos, como eu). Em nenhum momento percebe-se os 7,1% de álcool. Esta versão passa pelo processo de Dry Hopping com o lúpulo Columbus e além deste, ainda utiliza-se o lúpulo Warrior na receita. Em nada o desequilíbrio citado acima prejudica o resultado final desta versão.

Flying Dog Road Dog Porter
Deg. 10/04/2010
Família – Ale
Estilo – Porter.
IBU - 31
Teor de álcool – 6,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Âmbar escuro, marrom avermelhado, límpida.
Espuma – Ótima formação e boa duração.
Aroma – Doce, torrado, café, (madeira???), toffee.
Sabor – Médio/leve corpo e média carbonatação, chocolate, doce, médio amargor, leve torrado.
Veredicto – Boa “porter”. Embora sua cor fuja das porters que conhecemos, que geralmente são um pouco mais escuras (porém, não como as stouts), o conjunto desta versão da americana Flying Dog é interessante porque pelas características que apresenta, não indica para o estilo proposto. Esta cerveja utiliza na sua elaboração lúpulos Warrior e Cascade, maltes crystal e chocolate.