15 de julho de 2010

Delirium Nocturnum

Em 1906, Léon Huyghe comprou uma cervejaria na Bélgica que já possuía 250 anos. Depois das duas grandes guerras que destruíram a fábrica, com grandes investimentos em 1985 foi produzida a cerveja Artevelde. A Delirium Tremens surgiu em 1989 e serviu de inspiração para a criação do bar de mesmo nome, localizado em Bruxelas, Bélgica. Os rótulos das cervejas produzidas pela Brouwerij Huyghe são bastante provocativos. Tanto a cerveja Delirium Tremens quanto a Nocturnum trazem em seu rótulo um elefante cor-de-rosa. Nos últimos anos a cervejaria tem diversificado sua produção, produzindo várias cervejas por encomenda, muitas vezes com requisitos bem específicos (cervejas sem glúten) e outras com a utilização de ingredientes como coco e óleo de dendê. Embora a maioria das cervejas produzidas pela belga Huyghe possuam teor alcoólico de 7% a 10%, ela produz também uma linha de cervejas frutadas com baixo teor alcoólico. Seguem as impressões da Delirium Nocturnum, uma das três versões da Huyghe disponíveis no Brasil:

Delirium Nocturnum
Deg. 07/05/2010
Família – Ale
Estilo – Strong Dark Ale.
Teor de álcool – 8,5 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Marrom, muitas partículas em suspensão.
Espuma – Excelente formação e boa duração, dourada com pontos escuros.
Aroma – Torrado, chocolate, café, licor de café, doce, caramelo, passas, álcool, (conhaque??).
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, álcool, doce, torrado, leve acidez, caramelo, café, médio amargor, fermento, frutas pretas/ameixa, passas.
Veredicto – Excelente cerveja. muito complexa. Assusta quem não está acostumado com cervejas turvas e com partículas suspensas. Não é pra iniciantes no maravilhoso mundo cervejeiro. Porém, o valor desta strong dark ale faz qualquer pessoa arrepiar, de ódio!! Santa Cerveja !!