8 de maio de 2010

Orval

A Abadia de Notre-Dame d’Orval foi fundada no século XII na província de Luxemburgo, Bélgica. Depois de ter sido consumida pelo fogo, no ano de 1252, foi reconstruída no século XVI. Porém, foi destruída novamente durante a revolução francesa. Sua nova reconstrução iniciou-se em 1926 passando a produzir sua cerveja novamente em 1934. As garrafas e cálices da Orval apresentam como símbolo uma truta com anel na boca. Segundo a lenda, em 1076, a condessa Matilde da Toscana estava a bordo de um pequeno bote em visita ao vale onde hoje se encontra o mosteiro. A condessa deixou cair na água seu anel de noivado quando começou a rezar para que pudesse recuperá-lo. Nesse momento, uma truta apareceu com seu anel na boca. Em agradecimento ela decidiu construir um mosteiro naquele lugar, o mosteiro de Orval. Seguem as impressões da trapista Orval:

Orval
Deg. 03/04/2010
Família – Ale
Estilo – Belgian Pale Ale – Authentic Trappist ( também classificada de Belgian Specialty Ale).
Teor de álcool – 6,2 %.
Temperatura de serviço – 8 a 12 graus (rótulo indica de 12 a 14 graus)
Cor – Cobre profundo.
Espuma – Média formação e média duração, bege.
Aroma – Doce, malte, lúpulo, vinho/madeira, “remédio”, cítrico, toffee, condimentos.
Sabor – Médio corpo e média/baixa carbonatação, seca, amargor de lúpulo, toffee, maltes, doce, fermento, “azedo”, (vinho??).
Veredicto – Esta cerveja da foto ao lado, ficou “descansando” quase cinco anos em minha adega. Não tenho do que me arrepender. Excelente cerveja trapista. Sou fã da Orval. O mais interessante é que, diferentemente de outras trapistas, a Orval produz esta única versão. Tudo nela é especial. A taça, a garrafa e sua complexidade... Cerveja que remete às lambics pelo seu azedume, por conta da utilização de leveduras selvagens (bretanomyces) em sua formulação. Além disso a Orval passa pelo processo de dry-hopping (onde o lúpulo é adicionado na fase de maturação da cerveja). Segundo conhecedores, a Orval somente deve ser degustada após pelo menos seis meses da data de envase, momento em que o lúpulo se equilibra e a cerveja se torna mais complexa pela atuação das leveduras contidas na garrafa. Desafio os apreciadores de vinho a experimentar a Orval envelhecida para descobrirem uma das facetas da melhor bebida do mundo. Santa Cerveja !! Santa Cerveja !! Duas vezes!!!!!!!!!