3 de agosto de 2009

Primátor Exkluziv e Primátor Rytirsky

Já comentei um pouco sobre a cervejaria Primátor em posts anteriores. Hoje apresento mais duas versões que temos disponíveis no Brasil, a Primátor Exkluziv e a Primátor Rytirsky. Desta forma fica faltando apenas a versão english pale ale da cervejaria tcheca que produz boas cervejas. Seguem as impressões:

Primátor Exkluziv
Deg em 18/07/2009
Família – Lager
Estilo – Doppelbock (também classificada como strong lager ou maibock/helles bock)
Teor de álcool – 7,5 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus ( 7 a 8 pela cervejaria)
Cor – Laranja. Bela cor.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, cremosa e bege bem clara
Aroma – Herbal de lúpulo intenso, maltes evidentes, doce, leve licor.
Sabor – Encorpada, média/baixa carbonatação, levemente cítrica remetendo a laranja, amargor de lúpulo relativamente pronunciado, doce equilibrado, levemente quente.
Veredicto – Diferente de outras claras do estilo. Primeiro por ter o doce bem equilibrado e apresentar amargor mais pronunciado e depois e principalmente, por não lembrar de forma veemente o álcool no aroma e sabor. As bocks duplas claras costumam evoluir bem com o tempo, o que significa que podem até melhorar com uma longa guarda. Conforme disse acima, alguns cervejólogos a classificam como uma maibock, estilo da escola alemã, que era produzido para comemorar as festividades da primavera. Boa cerveja!!

Primátor Rytirsky
Deg em 18/07/2009
Família – Lager
Estilo – Strong Lager (já vi como malt liquor também)
Teor de álcool – 9,0 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Laranja intenso. Cor de caramelo. Levemente turva com partículas em suspensão.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, cremosa, bege.
Aroma – Frutado, (pêssego/damasco??), doce evidente, levíssimo lúpulo, levíssimo álcool, maltes. Bastante agradável
Sabor – Encorpada, baixa carbonatação, doce mais evidente, levemente licorosa, leve álcool, frutada, leve amargor de lúpulo, quente, final doce.
Veredicto – Outra boa Primátor. Provavelmente a melhor do estilo que degustei. Também não mostra o álcool que tem. O álcool é percebido, mas nunca te faz pensar em 9,0%. Embora seja uma cerveja relativamente doce, é bastante agradável.