21 de agosto de 2009

Achel Blond e Achel Bruin

Localizada em Hamont-Achel, na Bélgica, a Abadia de Notre-Dame de Saint-Benoît Achelse Kluis, foi fundada em 1648. Por três vezes foi destruída, sendo a primeira por Napoleão, a segunda pelos alemães durante a Primeira Guerra Mundial e a última em 1985, por um incêndio. Porém, sempre se reergueu com a ajuda de monges de outras abadias, principalmente a de Westmalle. A produção das cervejas foi retomada em 1998 seguindo a tradição e qualidade de sempre.
Trapista, na verdade não é um estilo de cerveja. Mas são considerados produtos trapistas aqueles fabricados por monastérios trapistas e por monges trapistas (ou sob a supervisão destes) Tais produtos possuem o selo de autenticidade, selo este, que no caso das cervejas, também é encontrado nas Achel.
Uma cervejaria trapista portanto, produz vários estilos, como dubbels, tripels e quadrupels, pale ales, strong dark ales, todos com o “sobrenome” trapista que indica sua “origem”.
Existe uma Associação Internacional Trapista da qual a Achel também é membro.
Seguem as impressões de duas, das três versões produzidas pela excelente cervejaria belga:

Achel Blond
Deg em 10/07/2009
Família – Ale
Estilo – (Strong Golden Ale) Authentic Trappist
Teor de álcool – 8,0%.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Alaranjada, turva com partículas em suspensão.
Espuma – Ótima formação e duração, cremosa. Lindo creme.
Aroma – Fermento, especiarias, cravo, cítrico/laranja. Aroma bastante suave no geral.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, fermento, doce, cítrico, laranja, maçã, leve amargor de lúpulo e leve álcool.
Veredicto – Excelente cerveja do estilo strong golden ale (também classificada como Tripel) produzida pela caçula trapista. Sabor marcante com aroma rico e suave!!! A taça é perfeita em tamanho, “pegada” e peso. Sensacional!! Santa Cerveja !!



Achel Bruin
Deg em 10/07/2009
Família – Ale
Estilo – (Dubbel) Authentic Trappist
Teor de álcool – 8,0%.
Temperatura de serviço – 10 a 12 graus.
Cor – Rubi/marrom avermelhado, leve turbidez.
Espuma – Boa formação e duração, bege clara.
Aroma – Torrado, caramelo, frutas pretas e vermelhas, álcool, levíssimo lúpulo.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, torrado, doce, álcool mais evidente que na Blond, fermento, chocolate meio amargo, levemente quente.
Veredicto – Mais uma excelente representante do estilo dubbel. Porém, o álcool é bastante pronunciado principalmente no sabor. De qualquer forma, recomendo sem dúvida!! Embora seja a mais “nova”cervejaria trapista, as duas versões degustadas deixaram ótimas impressões.
Não poderia me esquecer da Achel Extra Bruin, uma strong dark ale com 9,5% de álcool, que prometo ainda apresentar neste blog.