12 de agosto de 2009

Palm e Palm Royale

A Palm Breweries, fundada em 1747 por Arthur Van Roy, localizada na vila de Steenhuffel, Flandres é a maior cervejaria independente da Bélgica. Em 1980, o cavalo belga de tração Brabant puro sangue foi adotado como “mascote” da cervejaria e aparece nos rótulos das cervejas. Esses cavalos de coloração âmbar com suas crinas brancas remetem à cerveja Palm e simbolizam a pureza, tradição e qualidade do produto.
As pessoas que apreciam o “pão líquido”, sabem que as cervejas belgas são conhecidas pela tradição, liberdade de receitas e alta qualidade. A Palm é a única cervejaria do mundo que utiliza os três tipos de fermentação (baixa, alta, espontânea), além de produzir cervejas “híbridas”.
Em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, uma bomba acidentalmente destruiu a cervejaria. Entretanto, Van Roy conseguiu reconstruí-la e nomeou seu produto de Palm, que significa “vitória”, pela convicção de que sua cerveja âmbar tradicionalmente fabricada sobreviveria para derrotar o “modismo” da Pilsen.
Seguem impressões da Palm e Palm Royale:

Palm
Deg em 06/08/2009
Família – Ale
Estilo – Belgium Pale Ale (também classificada como “Spéciale Belge”)
Teor de álcool – 5,4%.
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Âmbar, límpida.
Espuma – Ótima formação e boa/ótima duração, cremosa, bege.
Aroma – Frutada, doce, leve especiaria.
Sabor – Médio/leve corpo, média/baixa carbonatação, frutada, doce, caramelo, maltes, leve amargor.
Veredicto – Cerveja elegante com ótimo drinkability. Michael Jackson disse uma vez: “If I could have a beer for breakfast, I would have a Palm” (Se eu pudesse beber uma cerveja no café da manhã, eu beberia uma Palm). Porém, não é rica em aroma e sabor, que venhamos e convenhamos, faz parte do estilo. O malte utilizado em sua produção é especialmente selecionado usando cevada da região de Champagne, na França. O lúpulo vem da Inglaterra e a levedura utilizada é o resultado de uma simbiose de três diferentes leveduras. A receita também leva milho e açúcar.

Palm Royale
Deg em 06/08/2009
Família – Ale
Estilo – Belgium Pale Ale
Teor de álcool – 7,5%.
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Âmbar (mais claro que a Palm), límpida.
Espuma – Ótima formação e boa duração, cremosa, bege bem claro.
Aroma – Frutada, doce, levíssimo álcool, maltes, leve lúpulo. Aroma agradável mas não rico.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, frutada, doce, levíssimo álcool, sensação de “quente”, maltes, leve amargor, frutada.
Veredicto – Mais gostosa que a Palm. Tem melhor corpo com aroma e sabor mais definidos. Podemos dizer que é como a “irmã”, só que mais potente.
A Palm Royale foi criada em 2004, em comemoração ao 90º aniversário do mestre-cervejeiro da Palm, Alfred Van Roy. É uma cerveja equilibrada apresentando harmonia entre o malte, a levedura e os lúpulos. Passa por processo de dupla fermentação, sendo a primeira por uma semana e a segunda por mais duas semanas. O nome “Royale” é um trocadilho (Van Roy – Ale), utilizando tanto o nome do mestre-cervejeiro quanto a indicação da família da cerveja (Ale).