15 de junho de 2009

Primátor Svetlý e Primátor Double 24%

As cervejas Primátor são fabricadas pela famosa cervejaria de Náchod, localizada em uma pequena cidade à noroeste da República Tcheca. A Pivovar Náchod ganhou o prêmio de melhor cervejaria de seu país no ano de 2007. Hoje são produzidas 12 cervejas Primátor, sendo que somente oito chegam ao Brasil através da Importbeer, ficando de fora as versões Stout (uma dry stout), English Pale Ale, Diamant (pilsen "indicada pela cervejaria para diabéticos"??, com menos proteína e açúcar) e Nealko (sem álcool). As demais já foram ou serão degustadas pelo Santa Cerveja!! Inicio a viagem cervejeira pela República Tcheca com a Primátor Svetlý e a Primátor Double 24%. As impressões:

Primátor Svetlý
Deg em 13/12/2008
Família – Lager
Estilo – Pilsen
Teor de álcool – 4,0%.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Dourada.
Espuma – Boa formação e duração, bege sutil.
Aroma – Malte, leve lúpulo floral, doce razoavelmente presente, frutada, (cereais?).
Sabor – Corpo leve, bastante carbonatada, início doce do malte com final amargo agradável de lúpulo (pra quem gosta de lúpulo), frutada, adstringente.
Veredicto – Aproxima-se de uma “Bohemian Pilsen”, mas não é!!!! Até porque falta cor, álcool e amargor para tanto. Trata-se de uma boa pilsen, com teor alcoólico médio e ótimo drinkability. Recomendo!!!


Primátor Double 24%
Deg em 11/06/2009
Família – Ale
Estilo – Porter
Teor de álcool – 10,5 % (os 24% indicado no rótulo diz respeito ao extrato primitivo).
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Marrom escuro, quase preto.
Espuma – Boa formação e duração, cremosa, dourada.
Aroma – Chocolate, torrado, doce, (frutas vermelhas?), uvas, madeira, “licor de cacau”.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, álcool, licorosa, quente, chocolate, “bala de café”, torrado, leve amargor final. Veredicto – Rica em aroma e paladar, sendo de certa forma complexa. São utilizados cinco maltes diferentes e tem corpo e creme excelentes, mas infelizmente peca por ser muito doce. Degustei esta cerveja em um dia frio, o que colaborou para as impressões. Ao contrário de outras pessoas, sou convicto em dizer que existem sim, cervejas para o inverno, verão, almoço, café da manhã, pra um jantar romântico etc... E esta, no frio e em pequenas doses é ótima, assim como para iniciar ou encerrar uma refeição.