3 de junho de 2009

Kunstmann Torobayo Ale e Bock

A Cervejaria Anwandter foi criada em 1851, pelo colono alemão Karl Anwandter, que era farmacêutico, em Valdivia.
Em meados de 1870, a produção da cervejaria alcançou 1.440.000 litros anuais e sua fama foi crescendo, sendo um orgulho para a cidade chilena.
A fábrica funcionou até 1960, quando um grande terremoto destruiu boa parte da cidade de Valdívia a das instalações da cervejaria.
Após a destruição da cervejaria, Armin Kunstmann, também descendente de alemães, objetivando retomar a cultura cervejeira valdiviana, e já produzindo cerveja na garagem de sua casa, decidiu criar a Sociedad Cervecera Valdivia Ltda, incentivado por amigos e familiares que apreciavam suas cervejas.
Foi quando encontrou um lugar estratégico para erguer a empresa, onde havia as melhores águas das montanhas valdivianas, uma das mais puras do mundo, permitindo elaborar cervejas de boa qualidade. Se tornando o principal ingrediente das cervejas Kunstmann. A empresa tem o cuidado especial de reproduzir a receita original para elaborar suas cervejas que seguem a lei da pureza de 1516, a “Reinheitsgebot".
Com investimento em tecnologia, a Cervejeria Kunstmann, que fica a cinco minutos do centro de Valdivia, vem conquistando o mercado chileno, e exportando para a Alemanha, Estados Unidos, Japão e outros países como o Brasil.
Desde maio de 2002, a Cervecera Valdivia S.A se associou com a CCU, mas as cervejas Kunstmann continuam sendo fabricadas em Valdivia, com as mesmas exigências e cuidados que fazem dela uma cerveja premium artesanal e 100% natural.
Sete cervejas diferentes são produzidas pela Cerveja Kunstmann: Trobayo Ale (garrafa de 330ml, lata e barril de 5L); Gran Torobayo (garrafa com tampa flip top); Lager (garrafa de 330ml e lata); Bock (garrafa de 330ml); Honig Ale (garrafa de 330ml); Alkohoufrei (garrafa de 330ml); e a mais nova da família, a Unfiltriert, uma lager não filtrada, também encontrada em garrafas de 330ml.Por hora degustei duas versões da fábrica chilena. Seguem as impressões:

Kunstmann Torobayo Ale
Deg. 11/03/2009
Família – Ale
Estilo – Pale Ale
Teor de álcool – 5,0%.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Cobre.
Espuma – Boa formação e média duração.
Aroma – Frutado, doce do malte, leve floral de lúpulo.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, caramelo, maltes, leve amargor final.
Veredicto – Modesta e honesta pale ale! Com bom drinkability, não é difícil agradar. Trata-se de um estilo que não me surpreende, mas provavelmente agrade seus fãs. Mas insisto em lembrar que devemos sempre experimentar...




Kunstmann Bock
Deg. 11/03/2009
Família – Lager
Estilo – Bock
Teor de álcool – 5,3%.
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Marrom escuro, quase preta.
Espuma – Boa formação e duração. Dourada.
Aroma – Malte torrado, chocolate, doce.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, doce, malte torrado, chocolate, levíssimo amargor de malte torrado.
Veredicto – Normalmente as bock tendem a ter um teor alcoólico entre 6% e 7,5%. Esta está um pouco abaixo. Me remeteu a schwarzibier da Bamberg. É uma boa cerveja assim como a Torobayo, mas não justifica em hipótese alguma seu preço, que gira em torno de R$13,00. Existem exemplares nacionais até melhores a mais baratas!!!