24 de junho de 2009

Primátor Premium Dark e Primátor Weizenbier

Os moradores da cidade de Nachód possuíam uma cervejaria municipal. As cervejas eram produzidas nas casas dos cidadãos, mas em 1871, um conselho determinou que fosse encontrado um local para a fundação de uma cervejaria. A pedra fundamental foi lançada em 08 de abril de 1872. A construção foi um sucesso. A nova cervejaria iniciou sua produção em 03/10/1873 com o mestre cervejeiro Antonin Lutz, mas sua popularização somente ocorreu entre 1925 e 1930, quando sua produção aumentou e foi construída a nova sala de brassagem (cozimento) Em 1935 a marca patenteada Náchodský Primátor começou a ser utilizada em lugar de Cervejaria Municipal (Municipal brewery). Inicialmente as cervejas eram engarrafadas através de máquinas manuais. Depois da Segunda Guerra Mundial, em 1948, a cervejaria investiu em tecnologia adquirindo máquinas de engarrafamento, além de expandir a casa de malte e implementar tubos de vapor para produção da cerveja e secagem do malte. Em 2006 iniciaram um processo de reestruturação da fábrica. Investiram em novas tecnologias como tinas de fermentação, tanques de maturação e aumentaram a capacidade de produção.
Como prometi, hoje contei um pouco da história da Primátor. Seguem as impressões de mais duas da cervejaria tcheca:

Primátor Premium Dark
Deg em 13/06/2009
Família – Lager
Estilo – Munich Dunkel
Teor de álcool – 4,8 %.
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus.
Cor – Marrom avermelhado.
Espuma – Boa formação e duração, cor de “capuccino”, bonito creme, aveludada.
Aroma – Leve torrado, (caramelo?), leve lúpulo, (chocolate?).
Sabor – Médio/leve corpo, média carbonatação, doce, leve amargor do lúpulo, torrado, café, final equilibrado de doce de malte, caramelo com amargor do lúpulo, bom drinkability.
Veredicto – É uma Dunkel. Por hora, a melhor das três Primator degustadas. Um pouco mais doce do que normalmente são as escuras de Munique. Não bate minha preferida que não será mais importada, a Weihenstephaner Tradition. É fácil de beber. A Dark foi a primeira a receber o nome Primátor e é a mais antiga Pivovar.

Primátor Weizenbier
Deg em 14/06/2009
Família – Ale
Estilo – Weizenbier
Teor de álcool – 5,0 %.
Temperatura de serviço – 4 graus (fabricante sugere de 6 a 8 graus)
Cor – Cor de mel/ alaranjada.
Espuma – Boa formação e boa/média duração.
Aroma – Banana, fermento, leve cravo, cítrico/limão.
Sabor – Médio/leve corpo, boa carbonatação, cravo, banana, cítrico, limão, refrescante, leve amargor de lúpulo final.
Veredicto – Boa parte do fermento desta cerveja fica depositado no fundo do copo. Ótimo exemplar de cervejas de trigo. Bastante aromática e saborosa com nuances cítricas, principalmente de limão, além de terminar com um leve e agradável amargor. Foge da mesmice “das trigo”. Remete até, vejam bem, eu disse remete, às witbier belgas principalmente pela lembrança do limão. Provavelmente uma das melhores, se não for a melhor da tcheca, Primátor.