1 de dezembro de 2008

Traquair House Ale

A cervejaria escocesa Traquair House Brewery foi fundada em 1965 por Peter Maxwell Stuart. No local, já havia funcionado uma cervejaria no século 18, que atendia o consumo dos funcionários e proprietários das terras de uma fazenda. Os equipamentos foram restaurados por Peter para dar continuidade à produção. A cervejaria fica localizada ao lado de um prédio histórico, o Traquair House, construído em 1107, que já chegou a ser casa de caça dos Reis e Rainhas da Escócia e também refúgio de padres católicos na época da dinastia Stuart. A “estrela” da cervejaria é a House Ale, uma Strong Dark Ale puro malte, que sofre a fermentação primária em barris de carvalho. Mais três cervejas são produzidas pela Traquair, mas infelizmente não as encontramos no Brasil. São elas: The Lairds Liquor, Traquair Bear Ale e Traquair Jacobite Ale. Seguem as impressões desta bela cerveja de guarda que no caso específico “venceria” em 2016:

Traquair House Ale
("vencimento Dez/2016")
Degustada em 03/11/2008
Família – Ale
Estilo – Strong Scotch Ale (também classificada como strong dark ale)
Teor de álcool – 7,2%.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Castanho escuro.
Espuma – Boa formação e média duração, cremosa.
Aroma – Malte, doce, ameixa, carvalho, baunilha, bastante complexo.
Sabor – Encorpada, média/pouca carbonatação, doce do malte no início, ameixa, carvalho, com final levemente amargo e seco. Sabor também complexo.
Veredicto – Maravilhosa cerveja escocesa. Uma das melhores que já degustei. Algumas cervejas são tão complexas que ficam sem personalidade. Não é o caso da Traquair House, que faz da sua complexidade algo único. Esta cerveja "envelhece" sete dias em barris de carvalho (oak) o que com certeza lhe confere aroma e sabores muito especiais.