11 de dezembro de 2008

Duvel

Em 1871, Jan-Leonard Moortgat, filho de uma família de cervejeiros, fundou junto com sua esposa, a cervejaria Duvel Moortgat. Em 1918, Albert Moortgat, filho de Jan-Leonard, então proprietário da cervejaria belga de mesmo nome, decidiu fazer uma cerveja similar as pale ales trazidas pelas tropas inglesas durante a 1ª Guerra Mundial. Depois de muitas tentativas lançou em 1923, a Victory Ale, nome dado em comemoração ao final da Guerra. A cerveja passou a ser conhecida como Duvel após um amigo de Moortgat prová-la e dizer: “Da’s nen echten Duvel” (É um verdadeiro Diabo, em flamengo). Hoje a Duvel é uma das cervejas mais conhecidas do mundo e com certeza, uma das melhores. A Moortgat também produz as cervejas de abadia Maredsous e a Vedett. As impressões desta maravilhosa cerveja belga:

Duvel
("venc. 09/2010")
Família – Ale
Estilo – Strong Golden Ale
Teor de álcool – 8,5%.
Temperatura de serviço – 6 a 10 graus.
Cor – Dourada. Quando servida corretamente, é levíssimamente turva (a menor quantidade de levedura deve ser misturada ao líquido, deixando inclusive, um pouco de cerveja no fundo da garrafa).
Espuma – Excelente formação e duração, incrivelmente firme e cremosa.
Aroma – Cítrico, lúpulo, especiarias (cravo), fermento, laranja.
Sabor – Cítrico (laranja), maçã, doce, médio corpo e média carbonatação, levíssimo amargor do lúpulo.
Veredicto – Com certeza é precursora do estilo Strong Golden Ale, um dos que mais me agrada. Excelente corpo, sabor, aroma e com um creme que encanta até aqueles que não bebem cerveja. A Duvel é famosa por seu potente aroma de lúpulo e apesar de bastante alcoólica é bem refrescante e fácil de beber. Deliciosa também com queijos azuis. Você não pode morrer sem experimentar esta maravilha!!!!!!