14 de dezembro de 2008

Weihenstephaner HefeWeissbier

Mais uma da Cervejaria Weihenstephan, fundada por monges Beneditinos e situada em Freising, cidade bávara perto de Munique, que produz oficialmente cervejas de trigo desde 1040, com indícios de produção datados de 720. Para a fabricação de suas delícias, conta com o maior Banco Genético de leveduras do mundo e com a proximidade de Hallertau, maior área de plantio de lúpulo do nosso planeta. Lembro que já comentei sobre esta cervejaria em post anterior quando tratei da Vitus, uma das melhores cervejas que já tomei. Seguem as impressões desta excelente, já antecipando o veredicto, clara de trigo alemã:

Weihenstephaner HefeWeissbier
Família – Ale
Estilo – Weizenbier.
Teor de álcool – 5,4%.
Temperatura de serviço – 4 graus.
Cor – Mel, turva.
Espuma – Boa formação e duração.
Aroma – Banana (++), cravo (-), doce, leve fermento, frutado.
Sabor – Médio corpo com boa carbonatação, fermento, levemente doce, cravo e banana agradáveis, discreto amargor, adstringente.
Veredicto – Definitivamente sou fanzão dessa cervejaria. Como todas as cervejas Weihenstephan, esta também é “por demais de boa”!!!! Aromática e saborosa na medida certa. Esta realmente desce redondo... Meu bem surpreendeu-se!! A preferida da minha esposa era a Franziskaner, que também é uma cerveja muito caprichada, mas depois de degustar a “Sthephan”, sua antiga queridinha ficou com a prata!!!! Coisas de uma cervejaria com receitas produzidas desde 1040...