7 de setembro de 2012

Del Ducato IPA

Mais italianas do maravilhoso Birrificio Del Ducato que chegaram pra gente!!! Um dos meus estilos preferidos, produzido por uma das cervejarias que mais respeito, tamanha a qualidade de seus produtos. Seguem as impressões da Del Ducato IPA:

Del Ducato IPA
Deg. 29/08/2012
Família – Ale
Estilo – American IPA.
Teor de álcool – 6,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Âmbar, turva.
Espuma – Ótima formação e ótima duração, bege e cremosa.
Aroma – Cítrico, leve frutado, malte, caramelo moderado, lúpulos intensos.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, frutada e cítrica, maracujá, toque caramelado, final seco e amargo de lúpulo .
Veredicto – Uma ótima IPA americana produzida na Itália! Provavelmente utilizam o lúpulo cascade na receita, trazendo notas de maracujá principalmente no sabor. Porém não é tão amarga como uma Haicki Bier (agora esnobei!!! Rsrsr) ou outra boa cerveja do estilo. Mas agrada pelo equilíbrio e chega até a esquentar com seus nem tão exagerados 6,5% de álcool, totalmente dentro do estilo. Há tempos atrás, quando tratava de uma Birra Duan, se não me engano, disse que a Itália não tinha tradição cervejeira! De fato, a história conta assim, mas o cervejeiro da Del Ducato sempre surpreende! Parbéns para a Itália e para o cervejeiro da Del Ducato.