15 de agosto de 2012

Bacchus

Nem havia dado conta que em 11 de julho passado o Santa Cerveja !! fez 4 anos de vida!!! Muita coisa na cabeça, mas o que importa é que continuamos firmes e fortes com o propósito de divulgação da arte cervejeira no Brasil. O rótulo apresentado hoje é daqueles que gera “conflitos”!!!rsrs Para o Rate Beer, trata-se de uma Sour Ale/Wild Ale, classificação que eu não descarto, até porque, é uma classificação genérica! Já o Beer Advocate, a classifica como uma Oud Bruin, e aí sim especifíca-se a cerveja!!! A Bacchus é exatamente isso, uma excelente Flanders Oud Bruin que também é a base das cervejas com frutas que foram postadas pelo Santa Cerveja !! aqui! e aquiSeguem as impressões da Bacchus, uma cerveja de fermentação (chamada por alguns) mista (Alta + láctica):
 
Bacchus
Deg. 08/08/2012
Família – Ale/mista
Estilo – Flanders Oud Bruin
Teor de álcool – 4,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Marrom, turva.
Espuma – Média formação e média/pouca duração, cor de café com leite.
Aroma – Frutada, leve carvalho, madeira, (vinho tinto?), levíssimo tostado.
Sabor – Leve/médio corpo e média carbonatação, bastante ácida, levíssimo doce de malte, levíssimo torrado, toque salgado.
Veredicto – Pro meu gosto, uma deliciosa cerveja embrulhada. Mas é um estilo com acidez pronunciada, porém, com um doce de maltes que equilibra a receita surpreendentemente!!! Até o salgado, de certa forma nítido, contribui para um final agradável e “redondo”. A boca fica “limpa” e fresca!!! Turbidez a frio, que é comum ao estilo é notada! E como já deve ter sido percebido, o lúpulo não aparece em aroma e sabor, o que também é esperado nesta Sour Ale!! Se eu abriria outra garrafa???? Hummmmm!!! Deixa pensar!!!! Santa Cerveja !!