12 de agosto de 2012

Anderson Valley Brother David's Double

Quase completando o quadro de cervejas disponíveis pela americana Anderson Valley, trato de uma linha que a cervejaria denomina “de Abadia”. Não são propriamente ou tecnicamente de abadia por razões obvias (não são produzidas por abadia), mas podem serem consideradas “Tipo Abadia”. São duas versões: uma tripel e uma dubbel (bem alcoólica que poderia passar por uma Strong dark ale sem problemas). Ambos os estilos são comumente feitos por abadias como Leffe, Maredsous, entre outras. Assim, nada de errado na intenção da Valley.   Infelizmente não encontrei a Tripel, por enquanto. Seguem as impressões da Anderson Valley Brother David’s Double:

Anderson Valley Brother David’s Double
Deg. 04/08/2012
Família – Ale
Estilo – Dubbel (“tipo Abadia”).
Teor de álcool – 9,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Marrom avermelhado.
Espuma – Boa formação e média duração, bege, cremosa.
Aroma – Levíssimo “caramelo queimado”, frutada, banana passa, (leve nota de frutas vermelhas??), álcool.
Sabor – Médio corpo e baixa carbonatação, licorosa, chocolate, leve torrado, álcool, “sensação quente”, adocicada e maltada, com final levemente amargo equilibrando o conjunto, seguido do álcool.
Veredicto – Embora bastante alcoólica (até fora do estilo proposto), não incomoda na boca, nem depois que você engole. Isso porque não é só álcool que ela tem!!!! Notas agradáveis frutadas, principalmente de banana (passa, quando associado ao doce dos maltes) e o “caramelo queimado” que citei, agregam valor sensorial a esta receita, talvez, a melhor da Anderson Valley que provei até agora. E veja que só falta eu experimentar a versão Tripel!!!