31 de março de 2012

Malheur Dark Brut

Com certeza, dos rótulos da belga Malheur, as versões clara e escura do estilo Brut, se destacam por serem produzidos através do método original champenoise, o mesmo utilizado para a produção de champagne. Estas cervejas são feitas na cervejaria, na Bélgica. Depois passam pela segunda fermentação e processo de rémuage em Epernay, na França. O processo todo leva de cinco a seis meses. Pra quem ainda não entendeu, são cervejas feitas se valendo do mesmo processo que a também belga DeuS e as brasileiras Lust e Lust Prestige utilizam. Consegui a versão escura, que tem como base a Malher 12, uma strong dark ale já degustada pelo Santa Cerveja !! Seguem as impressões da Malheur Dark Brut:

Malheur Dark Brut
Deg. 31/03/2012
Família – Ale
Estilo – Biere Brut/ Biere de Champagne.
Teor de álcool – 12,0 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Marrom, castanho escuro.
Espuma – Ótima formação e boa duração, bege, perlage lembrando champagne.
Aroma – Àlcool, lúpulo moderado, frutada, frutas pretas, ameixa, torrado, caramelo, chocolate, picante.
Sabor – Médio/ leve corpo e boa carbonatação, álcool evidente, adocicada, frutada, boa acidez, sabor e amargor de lúpulo, moderadamente maltada, final de álcool e ácida.
Veredicto – Ótima cerveja de estilo caro e com muito a oferecer sensorialmente. A única escura das bierre brut disponíveis no mercado. O que chama a atenção nesta receita é que o aroma refrescante e o amargor de lúpulo se fazem até moderadamente presentes. Agradável, elegante, surpreende até o mais cético amante de vinhos! Ahhhh cerveja...não existe bebida melhor! Somado a tudo uma agradável doçura dos maltes. Vale demais experimentar este rótulo. Santa Cerveja!!