3 de março de 2012

La Divine

A Brasserie Silly, situada em uma cidadezinha de mesmo nome na Bélgica, existe desde 1850 (alguns autores citam o ano de 1885 como o do nascimento da cervejaria), que inicialmente foi batizada de Meynsbrughen (sobrenome da família fundadora da cervejaria). A antiga sala de brassagem da empresa foi substituída em 2000 por uma mais nova, mas de segunda mão. Hoje a Silly produz várias cervejas, mas sem dúvida, seu principal rótulo é a Scotch Silly, uma strong scotch ale magnífica. Porém, trago hoje, outro rótulo da cervejaria belga. Seguem as impressões da La Divine:

La Divine
Deg. 07/02/2012
Família – Ale.
Estilo – Specialty Beer.
Teor de álcool – 9,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (rótulo sugere mais ou menos 8 graus).
Cor – Âmbar escuro. Mais turva quando mais fria.
Espuma – Boa formação e duração, cremosa, bege.
Aroma – Frutada, doce, caramelo, frutas secas, nozes evidente, castanhas, (figo rami ?), laranja cristalizada, levíssimo álcool.
Sabor – Médio corpo/ encorpada, média/ baixa carbonatação, frutada, ranso de nozes, doce, caramelo, amargor moderado, figo, certa acidez, álcool.
Veredicto – A taça oficial desta cerveja é muito parecida com a da Petrus. Foi a primeira cerveja degustada de 2012. Uma cerveja com 9,5% de álcool interessantemente bem inserido no conjunto. Com boa carga maltada no sabor, o lúpulo faz as vezes, também equilibrando este rótulo. Forte, cremosa, rica em aroma e sabor, mas tranquilinha para beber! E diga-se, degustei a La Divine quando o clima estava bastante quente! Santa Cerveja!!