11 de março de 2012

Floris Fraise

Em 15 de julho de 2010, falei um pouco da Huyghe, que na época, disponibilizava apenas três rótulos no Brasil. Agora, as versões da cervejaria belga com frutas, de abadia e de Natal podem ser encontradas. A linha Floris possui rótulos que levam frutas, chocolate e mel nas receitas. Tratam-se de cervejas de trigo belga onde o coentro e a casca de laranja acabam dando lugar a framboesas, morangos, cerejas etc. Pelo que observei até então, as Floris se valem de 25% de suco da fruta proposta. Seguem as impressões da Floris Fraise:

Floris Fraise
Deg. 23/02/2012
Família – Ale
Estilo – Fruit Beer (base wheat beer)
Teor de álcool – 3,6 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Castanho claro avermelhada, média turbidez.
Espuma – Média formação e duração, rosada.
Aroma – Morango evidente lembrando bala da fruta, “batom de morango” .
Sabor – Leve corpo, boa carbonatação, adocicada, frutada com morango obviamente em evidência, acidez leve/ moderada proveniente da fruta, bala de morango, refrescante.
Veredicto – A base das versões Floris, pelo que estudei até então, é uma wheat beer, ou simplesmente uma cerveja de trigo belga sem adição de coentro e de casca de laranja, que são substituídos, neste caso, pelo suco de morango. Agrada de verdade, porque os sabores e aromas de morango, embora evidentes, não são enjoativos. Refrescante! É uma boa opção para sobremesas com frutas vermelhas, chocolate e creme.