4 de março de 2010

Gouden Carolus Triple

A história da famosa e tradicional cervejaria belga Het Anker (“A Âncora”, em holandês) tem início em 1369, porém a família Van Breedam assumiu o controle da fábrica em 1873, mantendo-se a frente dos negócios até os dias atuais. As receitas antigas ainda são a base das cervejas produzidas atualmente.
As quatro cervejas da linha Gouden Carolus estão disponíveis no Brasil, quais sejam, Gouden Carulos Classic, Ambrio, Tripel e Hopsinjoor. Também é possível encontrar a Cuvée Van de Keizer Blauw e a Rood, maravilhosas cervejas que tratarei em postagem futura, além da Margriet, uma cerveja especial que leva rosas em sua formulação. Também podem ser encontradas a Carolus Easter Beer e a Gouden Carolus Christimas. Começamos com as impressões da Gouden Carolus Triple:

Gouden Carolus Triple
Deg. 22/01/2010
Família – Ale
Estilo – Tripel
Teor de álcool – 9,0 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Alaranjada, levemente turva.
Espuma – Ótima formação e excelente duração, muito cremosa.
Aroma – Especiarias, cítrico, maçã, fermento, doce.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, doce inicial equilibrado, especiarias/ cravo, álcool, laranja, sensação quente, (fermento?), (coentro?), amargor final extremamente agradável.
Veredicto – Versão tripel da cervejaria, nesta postagem ainda com o rótulo antigo. Excelente cerveja. Uma das mais equilibradas que já degustei. Embora seja representante de um estilo marcante, consegue agregar suavidade com personalidade na medida exata. O álcool é extremamente bem inserido nesta cerveja. O creme desta tripel é fantástico, acompanhando a cerveja até o último gole. E o belgian lace??? Nota 10. Santa Cerveja !!