21 de março de 2010

Wäls Quadruppel

E finalmente posto a versão quadrupel da cervejaria mineira Wäls. E assim como todas as outras versões produzidas pela cervejaria é uma delícia. Além de ser uma cerveja marcante, não só pelo teor de álcool, traz a inusitada maturação com chips de carvalho que foram embebidos em cachaça mineira, o que faz com que esta quadrupel tenha um charme e um diferencial das outras encontradas no mercado, que diga-se de passagem todas as outras são importadas. Outro detalhe importante é que esta cerveja passa pelo processo de dry hopping, agregando ainda mais singularidade a ela. Lembro sempre que um pouco da história da cervejaria pode ser lida em posts anteriores. Seguem as impressões da Wäls Quadruppel:

Wäls Quadruppel
Deg. 16/01/2010
Família – Ale
Estilo – Quadrupel (também classificada como strong dark ale)
Teor de álcool – 11%.
Temperatura de serviço – 10 a 12 graus.
Cor – Marrom avermelhado/rubi, apresenta partículas em suspensão.
Espuma – Excelente formação e ótima duração, cremosa, bege.
Aroma – Doce, maltes, (chocolate?), álcool, frutas pretas/ameixa, frutas secas, toffee, madeira, fermento.
Sabor – Encorpada, baixa carbonatação, ameixa, doce, álcool, sensação quente, toffee, maltes, (chocolate??), agradável e equilibrado amargor final .
Veredicto – A Wäls conseguiu fazer uma outra cerveja tão boa quanto a sua Dubbel. Me surpreendeu positivamente. Mas é um exemplar pra quem já está acostumado com cervejas boas e especiais. Os chips de carvalho e a cachaça mineira utilizados nesta receita fazem a diferença. O álcool, que remete à cachaça, é muito bem inserido. Portanto, os desavisados que se cuidem... O creme da Wäls Quadruppel também é um fator muito positivo, denso e duradouro. Excelente cerveja. Santa Cerveja !!