28 de julho de 2008

Cervejas Baden Baden

A história da cervejaria Baden Baden de Campos do Jordão, teve seu início em 1999, quando quatro amigos decidiram produzir no Brasil cervejas especiais. Naquele momento, tinham como principal referência a inglesa Spitfire, uma cerveja do estilo Bitter Ale. Depois de cinco anos, a Baden Baden foi considerada a fábrica-modelo na produção de cervejas artesanais do Brasil, aderindo ao seleto movimento mundial The Craft Beer Renaissance. A cervejaria produziu as primeiras cervejas gourmet do país e desenvolveu no mercado brasileiro o conceito de harmonização de cervejas na gastronomia.
Hoje, são produzidas pela microcervejaria as seguintes cervejas: Cristal, Red Ale, Stout, Bock, Golden e as sazonais Celebration Inverno, Verão e Christmas Beer, além da 1999 elaborada em 2005 para comemorar o aniversário de cinco anos da fábrica. Após a aquisição da Baden Baden há mais ou menos um ano e meio pelo grupo Schincariol, foram lançados mais dois estilos: a Weiss e a Tripel. A primeira com produção regular e a segunda com a produção limitada de 2500 garrafas, todas numeradas. Preço?? Mais ou menos R$ 70,00 cada.
Na inauguração deste blog disse que a cerveja Stout da cervejaria Baden Baden foi a culpada pela minha paixão por esse líquido!!!! Não é?? Pois hoje descrevo minhas impressões da Stout e da Red Ale.

Baden Baden Stout
Família – Ale
Estilo – Foreign Extra Stout
Teor de álcool – 7,5%
Cor – Preta, preta, pretinha.
Espuma – Ótima formação e duração, cor de capuccino
Aroma – Café torrado, chocolate amargo, maltes tostados.
Sabor – Bastante encorpada, média carbonatação, café, malte torrado, amargor agradável.
Veredicto – Cerveja nacional de altíssima qualidade. Os fãs do estilo não devem deixar de prová-la. Realmente gostosa para tomar em dias mais frios ou acompanhar sobremesas de chocolate. Nota 10!

Baden Baden Red Ale
Família – Ale
Estilo – Barley Wine
Teor de álcool – 9,2%
Cor – Vermelho acobreado.
Espuma – Ótima formação e duração, dourada.
Aroma – Intenso de frutas e malte, doce muito bom.
Sabor – Bastante encorpada, média carbonatação, doce do malte no início com amargor final, seca.
Veredicto – Esta cerveja também me cativou! É uma boa representante nacional do estilo com aroma maravilhoso de malte!