14 de fevereiro de 2013

Rodenbach

A Rodenbach teve como início de sua história o 1821, quando um membro da família de mesmo nome tornou-se sócio de uma cervejaria na cidade de Roeselare, em Flandres Ocidental, na Bélgica. Em 1836, nasce a Brouwerij Pierre Rodenbach Wauters, que hoje pertence à Palm Breweries, também belga e que continua produzindo cervejas de fermentação híbrida, azedas e deliciosamente diferente de tudo que você pode ter bebido e que entende como cerveja. O pH dos rótulos da Rodenbach ficam entre 3,2 e 3,6. Bastante ácido, não!! Não se assuste. Experimente e terá uma experiência muito gratificante!!! Seguem as impressões da Rodenbach:

Rodenbach
Deg. 14/02/2013
Família – Ale + Lactobacilos (Fermentação Híbrida)
Estilo – Flanders Red Ale
Teor de álcool – 5,2 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Marrom com algum reflexo avermelhado, turva.
Espuma – Boa formação e boa duração, cor de café com leite, cremosa.
Aroma – Acético, frutada, uvas verdes, madeira/carvalho, (suco de tomate??).
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, doçura dos maltes e azeda/acidez em equilíbrio interessante, frutada, frutas vinosas, seca com final doce, ácido e seco.
Veredicto – Outras Rodenbach que degustei, estavam mais secas e principalmente ácidas! Estavam, pra mim, deliciosas. Esta ficou devendo tais atributos mais evidentes. Mas longe de ser ruim! É uma cerveja deliciosa e diferente do que as pessoas imaginam do que seja uma cerveja! Também aviso: é do tipo “me ame ou me odeie”. Trata-se uma cerveja bastante ácida, que lembra vinagre e bastante seca, com notas sutis do carvalho onde a cerveja ficou armazenada... maturando!! Comparem com a Rodenbach Grand Cru (a próxima postagem) e escolham a sua. Ou experimente as duas rsrsrs