13 de outubro de 2012

Old Crafty Hen Vintage Ale

Assim como a foto da Old Golden Hen, esta ficou bem ruim!!! E vocês verão que ainda continuei fazendo a besteira de utilizar a câmera nova nas postagens seguintes. Uma pena!!! Seguem as impressões da Old Crafty Hen Vintage Ale, que compõe o "trio fantástico" mais novo da inglesa Greene King/Morland:

Old Craft Hen Vintage Ale
Deg. 12/10/2012
Família – Ale
Estilo – Old Ale.
Teor de álcool – 6,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (melhor a 7 graus).
Cor – Castanho intenso, límpida.
Espuma – Boa formação e média duração, cremosa, bege.
Aroma – Caramelos e maltes, nozes evidente, levíssimo frescor de lúpulo, leve madeira/uísque/carvalho, (levíssimo frutado??).
Sabor – Médio/leve corpo e média carbonatação, doce de maltes evidente, caramelo, amargor e sabor de lúpulo moderados, leve sensação de aquecimento, final adocicado com lembrança do amargor de lúpulo.
Veredicto – Excelente cerveja inglesa da Greene King/Morland. Fácil de beber com pequeno aquecimento da garganta e “peito”. Aroma com boa informação sensorial, porém de forma delicada! É fácil ir degustando, comendo algumas castanhas e ouvindo boa música (a boa música é aquela que você gosta, mas a cerveja é essa, com certeza!!). Todo o conjunto pode nos levar, equivocadamente, a imaginar que se trata de uma ESB, principalmente pelas notas evidentes de nozes e pela força alcoólica! Mas é uma cerveja blendada com parte de uma cerveja envelhecida/maturada em barris de carvalho por dois anos e com teor de álcool de 12% (a Old 5X, a mesma utilizada para blendar a Strong Suffolk Vintage Ale). Aí identificamos seu estilo, uma autêntica e maravilhosa Olde Ale!  E diferentemente da Suffolk, a mistura se dá com a tradicional Old Speckled Hen. Fantástica. Santa Cerveja !!