17 de fevereiro de 2011

Wernesgrüner Pils Legende

Curiosa e interessante a história desta cervejaria. A Wernesgrüner é o resultado da união de duas antigas cervejarias da ex-Alemanha Oriental. Em 1974, por determinação do governo comunista as cervejarias Schorersches Gut e Gläsersche Anwesen foram unificadas como Wernesgrüner, devido ao nome da cidade de Wernesgrün, onde se situavam as duas cervejarias. Hoje, produz aproximadamente 580.000hl distribuídos por todo leste da Alemanha pela Bitburger. Seguem as impressões da Wernesgrüner Pils Legende:

Wernesgrüner Pils Legende
Deg. 04/12/2010
Família – Ale
Estilo – German Pils.
Teor de álcool – 4,9 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Amarela, límpida.
Espuma – Boa formação e boa duração, branca.
Aroma – Lúpulo leve, malte, cereais cozidos bem leves.
Sabor – Leve corpo e boa/média carbonatação, seca, início doce do malte seguido de bom e presente amargor do lúpulo, lúpulo este que persiste no retrogosto.
Veredicto – Representante fiel do estilo pilsen alemão. Segue a lei da pureza de 1516 da Baviera e não há como dizer coisas ruins sobre ela!!! Se quiser experimentar uma pilsen de verdade, experimente esta versão. Com ressalvas, parece ter apresentado leve defeito com aroma de vegetais cozidos, que também me lembrou o cozimento de maltes (e preferi relatar assim). Porém, já havia degustado outras amostras que estavam perfeitas!