23 de fevereiro de 2011

St. Louis Premium Framboise

Percebi que estava devendo para os seguidores do Santa Cerveja !! variedades de cervejas fermentadas com leveduras “selvagens”. Por serem as primeiras cervejas de fermentação espontânea que posto, entendo ser importante falar um pouco do seu interessante processo de produção. Cervejas da “família lambic” são cervejas diferenciadas. Primeiro pela possibilidade de utilização de lúpulos velhos com objetivo de conservação, depois pelo envelhecimento em barris de carvalho e por fim pela possibilidade da adição de frutas que vão do damasco à framboesa. As cervejas lambic, gueuze e fruit lambic utilizam o método antigo de fermentação espontânea, cujo nome vem da cidade belga Lembeek. Os tanques de fermentação para produção destas cervejas ficam abertos para serem contaminados por micro-organismos que se encontram nas paredes e barris das cervejarias. Este estilo matura de dois a três anos em barris de carvalho e o lúpulo quase sempre não é percebido, considerando que o seu uso tem fim conservante e não aromático. Em momento oportuno falarei mais precisamente da gueuze e faro. Hoje me atento as fruit lambic que são as lambics de pelo menos dois anos de idade adicionadas de frutas na “fermentação lenta” (ou maturação) e que no momento de envase é misturada com um terço de uma lambic nova, sendo em seguida filtrada e envasada. A fruit lambic que posto hoje é da cervejaria Van Honsebrouck a mesma que produz as já postadas Kasteel, cuja história pode ser lida no respectivo post. Seguem as impressões da St. Louis Premium Framboise:

St. Louis Premium Framboise
Deg. 27/03/2010
Família – Lambic
Estilo – Fruit Lambic
Teor de álcool – 2,8 %.
Temperatura de serviço – 4 a 7 graus (rótulo indica + ou – 5 graus)
Cor – Vermelho alaranjado, leve turbidez. Último flute com partículas em suspensão.
Espuma – Pouca formação e boa duração, levemente rosada.
Aroma – Framboesa evidente, doce, cítrico, acético, leves notas “caprílicas”.
Sabor – Leve corpo, média/baixa carbonatação, framboesa, doce, leve salgado, final agradavelmente ácido, retrogosto também ácido que lembra a fruta utilizada, seco e adstringente.
Veredicto – Boa Lambic Fruit, que é um estilo que você ama ou odeia. Foge de tudo o que você pensa sobre cerveja. Lembra uma sidra, ou um espumante principalmente pela acidez e doçura. Assim são as cervejas de fermentação espontânea... Não percebi nesta versão, mas notas de baunilha, também podem se fazer presentes.