27 de fevereiro de 2011

Rogue Shakespeare Stout

A cervejaria Rogue iniciou suas atividades em 1988, em Ashland-Oregon/ EUA, como um brew pub em um porão. Logo o local ficou pequeno e buscou um outro espaço em Newport, também em Oregon. No caminho encontrou com Mohave Neimi, proprietária do restaurante Mo´s Clam Chowder, que falou de seu sonho de morar em cima de um bar e que ela poderia ter o local perfeito para o novo “Rogue Brew Pub”. Impunha apenas duas condições: que tivesse uma foto dela nua numa banheira na parede do pub e que a cervejaria, de alguma forma ajudasse a comunidade local. Nasce a Rogue (batizada assim por conta do rio que passa pelo sul do Oregon), uma cervejaria inovadora na utilização de ingredientes como avelã e chocolate. Várias versões, para nossa sorte, desembarcaram no Brasil. Tive a oportunidade de degustar muitas delas e a partir de hoje, passo a compartilhar com vocês minhas experiências. Seguem as impressões da Rogue Shakespeare Stout:

Rogue Shakespeare Stout
Deg. 27/09/2010
Família – Ale
Estilo – American Stout
IBU - 69
Teor de álcool – 6,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Marrom bem escuro, quase preta.
Espuma – Boa formação e duração, bastante cremosa, dourada.
Aroma – Grão de café, chocolate intenso, torrado e doce.
Sabor – Médio corpo, média/ baixa carbonatação, acidez moderada, café, chocolate, torrado, aveludada, amargor de torrado, aftertaste de chocolate com amargor de torrado.
Veredicto – Que delícia de stout. A aveia, que talvez não seja empregada em grande quantidade, traz para esta cerveja uma boa cremosidade. Com baixo dulçor e bom amargor de malte torrado é agradável na boca. O valor é que não ajuda, em média R$ 43,00.