15 de dezembro de 2010

Gouden Carolus Christmas

Quer um Natal feliz??? Então me escute: NÃO DEIXE DE DEGUSTAR a maravilhosa versão para as festas da Gouden Carolus produzida todo ano no final de agosto pela belga Het Anker!!! A Gouden Carolus Christmas foi medalha de prata na Word Beer Cup, em 2004, na categoria strong dark ale. Mas vale dizer que cada ano ela se mostra diferente. É uma cerveja sazonal e normalmente apresenta variações. A que degustei para a postagem foi produzida em 2008. Simplesmente divina!!! Não há dúvida que existem “cervejas de guarda”. Seguem as impressões da Gouden Carolus Christmas:

Gouden Carolus Christmas
Deg. 10/12/2010
Família – Ale
Estilo – Strong Dark Ale.
Teor de álcool – 10,5 %.
Temperatura de serviço – 8 a 12 graus (o rótulo indica de 9 a 12 graus)
Cor – Marrom com reflexos avermelhados/rubi.
Espuma – Média formação e duração, cor de cappuccino, cremosa.
Aroma – Chocolate, caramelo, café, frutas secas, nozes, frutas vermelhas e escuras, uvas passas, cereja, amadeirada, leve álcool, especiarias, pimenta-do-reino, complexo.
Sabor – Médio corpo/encorpada e baixa carbonatação, aveludada, álcool mais presente que no aroma, porém não agressivo, “sensação quente”, doce, café e chocolate, frutas secas, nozes, cerejas, uvas frescas, vinho do Porto, adstringente.
Veredicto – É a prova da evolução na garrafa!!!! Dormindo em minha adega desde metade de 2009 com “vencimento” previsto para 23/07/2012, resolvi prova-la. Uma das melhores cervejas da minha história com cervejas. Extremamente complexa com cada gole trazendo novas experiências. Bom, estamos falando de uma Gouden Carolus, né?? Até hoje não encontrei uma versão da cervejaria que decepcionasse. Papai Noel iria ficar doido com essa cerveja!!!! É refermentada na garrafa e utiliza açúcar e milho em sua receita. Que delícia!!!! Álcool muito bem inserido no conjunto com corpo perfeito e aroma e sabor inebriantes!! Santíssima Cerveja !!